A Quaresma, que começa na próxima quarta-feira, 09 de março, inicia com a Celebração de cinzas, um sacramental que nos ajuda a pensar em nossa fragilidade humana. Ao colocar as cinzas bentas sobre a cabeça dos fiéis, o bispo ou o padre lembra que "somos pó e ao pó da terra voltaremos" como diz o livro do Gênesis 3, 19.
Para marcar o início do Tempo forte que é a Quaresma, o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela fará uma coletiva com a imprensa na segunda-feira, 07 de março, às 9h para falar sobre o Tempo Quaresmal e Campanha da Fraternidade. Na quarta-feira, 09 de março, presidirá à Celebração Eucarística e distribuição de cinzas às 18h na catedral de Vitória. No domingo, dia 13, fará a abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Vitória.
Na Abertura da Campanha será realizada uma Via-Sacra pelas ruas da Cidade Alta, no Centro de Vitória, com saída do Palácio Anchieta às 15:30h e término na Praça Costa Pereira onde haverá uma Celebração da Palavra.
