Encerrada a Festa da Penha 2021

12 abril, 2021

Hoje, 12 de abril de 2021, a Arquidiocese de Vitória e o Convento da Penha encerram mais uma edição da Festa de Nossa da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo. Pelo segundo ano consecutivo a pandemia impediu que devotos e turistas participassem da Festa presencialmente e manifestassem sua fé e devoção a Nossa Senhora. Contudo, as redes sociais levaram à casa de todos que quiseram participar, as devoções e celebrações durante os 8 dias de Oitavário e hoje Dia de Nossa Senhora. Além disso, a imagem peregrina deixou o Convento da Penha por 3 vezes e foi ao encontro daqueles que não podiam ir até ela. No sábado pela manhã com uma visita ao Hospital Jayme dos Santos Neves na Serra, o hospital referência para a covid no Estado; no sábado à noite fazendo o percurso da tradicional Romaria dos Homens e ontem, domingo, percorrendo as ruas e parando em frente ao Hospital Vila Velha. Neste hospital está internado, desde o Domingo de Páscoa e início da Festa, o frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento. A semana trouxe-nos ainda a surpresa triste da morte de frei  Luiz Flávio e a boa notícia de que frei Paulo César se recuperou e voltou para a fraternidade.

Com tudo que aconteceu durante a semana e tendo presente a situação entre risco extremo e risco alto em que se encontra o Estado do Espírito Santo, cada grupo, cada família e cada um do seu jeito, as manifestações religiosas não deixaram de acontecer: durante a peregrinação da imagem pessoas se ajoelharam na rua, luzes piscaram nos apartamentos, acenos e palmas foram feitos por onde a imagem passou e o apelo à solidariedade foi repetido durante estes 9 dias.

Hoje a missa de encerramento aconteceu no Campinho do Convento com um número restrito de participantes e os portões do Convento fechados.

Participaram os freis do Convento e do Santuário de Vila Velha, alguns padres e algumas autoridade. A missa foi presidida pelo arcebispo de Vitória, dom Dario Campos.

Na acolhida pe. Renato Criste lembrou de todos que sofrem, especialmente as vítimas da covid e lembrou que hoje é lançada oficialmente a Campanha Paz e Pão. A Campanha será coordenada pela Vicariato para a Ação Social e pretende mobilizar 7 mil pessoas que possam e se disponham a colaborador durante um ano com a Campanha doando 100 reais por mês. Assim a assistência aos necessitados acontecerá de forma permanente. Antes do Ofertório da missa, pe. Kelder Brandão, vigário para a Ação Social explicou as razões que levaram à criação da Campanha, que é o aumento de pessoas necessitadas ao longo deste ano.

Durante a Ação de Graças foi feita uma homenagem a Nossa Senhora com flores. Confira o vídeo aqui. Frei Gustavo e frei Oliveira agradeceu a participação de todos e frei Pedro anunciou que já se iniciam os trabalhos para a Festa do próximo ano.

No final dom Dario declarou aberta a Campanha Paz e Pão e anunciou que na live de pe. Anderson Gomes, vigário a Comunicação arrecadou mais de 300 mil reais para a Campanha.

Confira a homilia de dom Dario.

Homilia da Festa de Nossa Senhora da Penha

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook