Dom Dario recebe Comenda Korciusko Barbosa Leão

16 dezembro, 2021

Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória foi agraciado ontem pela AEL Academia Espírito-Santense de Letras com a comenda Korciusko Barbosa Leão, primeiro membro da Academia, ontem, 15 de dezembro de 2021. A comenda foi entregue nas comemorações de 100 anos da Academia e aconteceu no Centro Histórico Geográfico no Parque Moscoso.

Por motivo de falta de agenda, dom Dario foi representado pelo padre Jorge Campos, vigário geral. A cerimônia de entrega foi introduzida pela professora e presidente da Academia, Ester Abreu Vieira de Oliveira e entregue pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Victorino Coutinho Chermont de Miranda.

Na manhã de hoje, 16 de dezembro de 2021, na Cúria Metropolitana, o padre Jorge entregou a comenda a dom Dario.

Leia a mensagem pronunciada pelo padre Jorge em nome do Arcebispo.

Ilustríssimos Senhores e Senhoras,

Na pessoa da Ilustríssima Senhora Ester Abreu Vieira de Oliveira, Presidente da Academia Espírito-santense de Letras, saúdo a todos os presentes com votos “Paz e Bem”.

Em nome do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo, Dom Frei Dario Campos, OFM, recebo a Comenda “Korciusko Barbosa”.

Ao delegar-me essa nobre missão, o Senhor Arcebispo solicitou-me transmitir à Vossa Ilustríssima – Senhora Ester Abreu Vieira de Oliveira – os mais sinceros agradecimentos pela homenagem a ele prestada por meio dessa importante Comenda; dentro do contexto de celebrações do centenário da Academia Espirito-santense de Letras (AEL).

O Senhor Arcerbispo parabeniza esta Instituição; e deseja a seus Membros paz, saúde, força, inspiração e amor à cultura literária.

Dom Dario Campos exalta a aplicada atenção dessa entidade à tarefa de promover e apoiar o crescimento e o desenvolvimento da pessoa humana. E exorta os seus membros  a permanecerem com o olhar e a atenção diferenciados aos cidadãos mais empobrecidos de nossa sociedade; entes estes que, por sua condição social, precisam superar barreiras quase intransponíveis para terem acesso aos bens culturais e materiais que lhes são de direito.

Nessa grandiosa missão da promoção da cultura, do cultivo da língua nacional e da cultura literária promovendo grandes descobertas por meio dos saberes que os livros proporcionam, saibam – Senhora Presidente e demais Membros da Academia Espírito-santense de Letras – que podem contar com a humilde contribuição da Igreja; como nos inspira seu primeiro Presidente, Dom Benedito Paulo Alves de Souza.

Fraternalmente,

Padre Jorge Campos Ramos

Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook