COMO SE FORMA UM PADRE? – PROPEDÊUTICO

23 abril, 2021

Comunidade formativa do Propedêutico 2021.

Na semana passada (16/04/2021), iniciamos uma discussão em torno desta pergunta. Afinal, como se forma um Padre ? Onde começa o caminho sacerdotal ? Se sinto esse chamado, como posso corresponder a voz de Deus ? Já explicitamos anteriormente os primeiros passos dessa caminhada: os encontros vocacionais. Desse modo, dedicamos este texto a expor uma nova etapa do processo formativo: o propedêutico.

No Propedêutico o candidato ingressa, de fato, no processo formativo. Após serem avaliados pelos formadores durante os encontros vocacionais, os aprovados iniciam o processo de preparação para o Seminário Maior. Este período não é o Seminário propriamente dito, porém, uma preparação para ingressar nele (daí o nome “propedêutico”). Tal preparação possui uma programação específica, residência distinta e dura por volta de um ano.

“O propedêutico caracteriza-se como etapa da complementação e aprofundamento do processo de iniciação à vida Cristã e preparação de caráter introdutório com vistas à sucessiva formação presbiteral ou à decisão de trilhar outro caminho de vida”. Em suma, essa etapa formativa tem o objetivo de aprofundar as raízes vocacionais do candidato e solidificar sua vida cristã. Assim, ele é capaz de ingressar no seminário consciente de suas decisões e com a Fé necessária para corresponder ao chamado de Deus.

Isso exige uma particular atenção, uma vez que “não é raro que candidatos apresentem certas deficiências: visão fragmentada da própria experiência de vida, dificuldades afetivo-sexuais, problemas decorrentes da desintegração familiar, falta de cultura humanística e científica, lacunas no ensino médio e fundamental, fragilidade das convicções básicas humanas de fé”. Apesar desses e outros empecilhos, o candidato não deve desanimar; o processo formativo tem o intuito de auxiliá-lo no próprio amadurecimento tanto vocacional quanto humano e espiritual.

Nesse contexto, pode-se distinguir quatro dimensões essenciais da formação, a saber: Dimensão espiritual, dimensão humano-afetiva, dimensão intelectual, dimensão comunitária e dimensão pastoral[1]. Além disso, os estudos orientam-se às disciplinas introdutórias a fim de cultivar um conhecimento suficiente da doutrina cristã, como também solidificar as noções essenciais da cultura humana e da língua portuguesa. Em síntese, essas são as principais perspectivas dessa etapa do processo formativo.

Na Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, o propedêutico ocorre na Casa de Formação Bom Pastor, localizada no centro de Vitória (próximo a Catedral Metropolitana). Atualmente, o diretor da casa de formação é o Padre Diego Azevedo, juntamente com o vice-diretor Padre Evandro Sagrilo. Aqueles que desejarem conhecer melhor a comunidade formativa, podem buscar mais informações no site da Arquidiocese ou enviar perguntas aos meios de comunicação do Seminário.

[1] para melhor compreender as dimensões, buscar nos documentos da Igreja – Ratio Fundamentalis ou documento 110 da CNBB: “DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DOS PRESBÍTEROS DA IGREJA DO BRASIL.

Foto de capa: Clerum Photos.

Casa de Formação Bom Pastor – Propedêutico.
Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook