A dimensão intelectual na formação dos padres

8 outubro, 2021

Mais uma vez damos prosseguimento às meditações sobre como se formam os padres da Igreja. Neste texto, buscaremos demonstrar o papel e a importância da Dimensão Intelectual na formação presbiteral.

A princípio, convém ressaltar que a dimensão intelectual está muito longe do que pode ser pensado por alguns hoje: um conhecimento soberbo a serviço dos homens e que só busca um mero diploma para declarar a inteligência. Na verdade, a formação intelectual destina-se a levar a uma sólida competência no âmbito filosófico e teológico, de tal maneira que lhes permita anunciar o evangelho de modo credível e compreensível aos homens de hoje, estabelecer um diálogo profícuo com o mundo contemporâneo e sustentar a fé pela Luz da Razão. Ora, São João Paulo II já ensina que “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”[1]. Portanto, a intelectualidade, se cultivada verdadeiramente, não busca outra coisa senão o próprio Deus.

Em meio a isso, é evidente que o cumprimento das obrigações acadêmicas não pode ser o único critério para determinar o processo formativo de um candidato, embora seja um aspecto substancial, uma vez que diz respeito ao desenvolvimento de todas as faculdades humanas.[2] Ademais, cabe salientar que São Boaventura exorta:  “Ninguém pense que lhe baste a leitura sem a unção, a especulação sem a devoção […] a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça divina, a investigação sem a sabedoria da inspiração divina”. Em síntese, a vida intelectual está em consonância íntima com a vida espiritual.

Esclarecidos tais tópicos, pode-se destacar as contribuições dessa dimensão da formação na vida presbiteral. Em primeira análise, os presbíteros devem buscar compreender o mundo em que vivem a fim de adquirir os instrumentos materiais e linguísticos mais adequados para anunciar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é falada a um público específico e somente por intermédio de um conhecimento filosófico profundo é possível alcançar os diversos grupos humanos. Ademais, quando tal conhecimento se associa à teologia, é possível discernir e interpretar os diferentes pensamentos do mundo de hoje e, assim, julgá-los a luz do Evangelho.

Em segunda análise, o presbítero, como pastor do rebanho de Cristo, deve ser capaz de orientar as ovelhas com autoridade, de maneira que não sejam dispersas e enganadas por doutrinas estranhas à fé da Igreja. São João Crisóstomo, ao falar “Sobre o Sacerdócio”, expõe enfaticamente que os presbíteros necessitam de uma eloquência admirável com o fito de serem capazes de dialogar com os pensamentos da época, bem como defender a fé cristã. Isso não é alcançado senão por um profundo e constante estudo. Logo, fica nítido a importância da dimensão intelectual no desenvolvimento de uma boa prática pastoral.

Em última análise, destaca-se também que a formação intelectual serve também ao aprofundamento espiritual e humano do presbítero. Isso pode ser resumido no antigo adágio de Santo Agostinho: “Creio para compreender. Compreendo para crer”, ou seja, assim como a fé esclarece o pensamento humano, o conhecimento alimenta a fé do homem. Além disso, o estudo aprofundado da filosofia e da teologia é o meio mais adequado de dar resposta aos principais desafios e perguntas que se apresentam à existência humana e à fé, auxiliando consideravelmente na sustentação das verdades próprias da fé.

Podemos, portanto, inferir com firme certeza de que a dimensão intelectual é uma parte fundamental da formação presbiteral, especialmente no mundo contemporâneo em que se valoriza a ciência sobre os demais conhecimentos – frequentemente sendo contraposta à fé. Diante disso, continuemos a rezar na intenção de que a graça divina ilumine a inteligência e inflame a vontade de nossos padres.

[1] Início da encíclica “Fides et Ratio”

[2] Tal realidade foi explicada em textos anteriores, isto é, a necessidade de uma formação que integre todas as partes do indivíduo.

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