A missão dos Vigários na Igreja

3 novembro, 2020

Na hierarquia da Igreja Católica, de acordo com o Código de Direito Canônico (cânon 391), compete ao Bispo diocesano governar a Igreja particular que lhe foi confiada, com poder legislativo, executivo e judicial. O próprio bispo exerce o poder legislativo e o poder executivo, mas pode dividi-los com os Vigários gerais ou episcopais, da mesma forma que o poder judicial pode ser compartilhado com um Vigário judicial e juízes.

Na Arquidiocese de Vitória existem Vigários Gerais, Episcopais, o Judicial e os Paroquiais. Junto de Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, estão dois Vigários Gerais e para cuidar de assuntos específicos existem outros sete Vigários Episcopais: para a Comunicação; para Ação Evangelizadora; para Assuntos Econômicos e para a Ação Social, Política e Ecumênica. Já entre as 90 paróquias do território arquidiocesano são outros 39 vigários paroquiais que atuam no trabalho pastoral junto aos párocos e administradores paroquiais.

Padre Jorge Campos Ramos é um dos Vigários Gerais da Arquidiocese de Vitória e detalha que um vigário é aquele que exerce uma função em nome de outra pessoa e recebe a investidura do poder de outro e sua missão é sempre colaborar e agregar.

“Existem na Igreja várias modalidades de vigários. O Vigário Geral age na pessoa do bispo. Aqui na Arquidiocese somos dois e agimos em plena comunhão com Dom Dario, nosso trabalho é representá-lo. Como a Arquidiocese tem uma extensão territorial e populacional muito grande, os desafios pastorais são imensos e nosso arcebispo precisa desses colaboradores que vão ajudá-lo no governo da Igreja, além de encaminhar, escutar e resolver os problemas que chegam até ele”.  

Nas paróquias, os vigários – que também são nomeados pelo bispo – atuam junto aos párocos e ambos precisam estar em comunhão com toda Igreja. “O vigário paroquial não trabalha como um subalterno, mas possui todas as responsabilidades para com a evangelização, zelando pela vida pastoral”, explica padre Jorge.

É o caso do padre Rafael Martins que foi nomeado vigário na Paróquia São Pedro, em Muquiçaba, após sua ordenação presbiteral que aconteceu em julho. Ele explica que entende o papel do vigário como um auxílio nas questões pastorais, deixando o que é mais burocrático fica para o pároco resolver. “Na minha paróquia, ajudo a celebrar as missas, atendo as confissões, visito os enfermos e a relação está sendo muito boa com os paroquianos. Ainda mais por eu ser um padre novo. As pessoas também têm curiosidade de conhecer um novo jeito.”

Vigários em paróquias administradas por religiosos

A nomeação de um vigário em paróquias que tem como párocos padres religiosos acontece de forma diferente. Nessas situações o superior da congregação apresenta um nome ao bispo diocesano, que acolhe a indicação e nomeia este padre religioso para determinada paróquia como vigário. Outra questão é que não é obrigatório, mas é aconselhável que o padre religioso resida na paróquia com outros irmãos da congregação, que pode ser padre ou frei, dependendo do estilo de vida daquela comunidade religiosa.

Estrutura dos vigários na Arquidiocese de Vitória

 Vigários Gerais

– Padre Ivo Amorim

– Padre Jorge Campos Ramos

Vigários Episcopais

– Vigário Episcopal para a Comunicação – Padre Anderson Gomes

– Vigários Episcopais para Ação Evangelizadora – Padre Jocemar Rubens Stein, Padre Jorge Campos, Padre Josemar José Francisco Zagoto e Padre Paulo Régis Silvestre.  

– Vigário Episcopal para Assuntos Econômicos – Padre Paulo Régis

– Vigário Episcopal para a Ação Social, Política e Ecumênica – Padre Kelder José Brandão Filgueira

Vigário Judicial – Padre Hiller Stefanon Sezini

Vigários Paroquiais: das 90 paróquias da Arquidiocese de Vitória, 39 tem vigários paroquiais.

Vigários por Área Pastoral:

Vitória: das 14 paróquias, 8 têm vigários.

Cariacica/Viana: das 18 paróquias, 8 têm vigários.

Serra-Fundão: das 18 paróquias, 6 têm vigários.

Benevente: das 10 paróquias, 4 têm vigários.

Serrana: das 8 Paróquias, 3 têm vigários.

Vila Velha: das 18 paróquias, 10 têm vigários.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por