A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Espírito Santo

8 outubro, 2020

A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Espírito Santo

Giovanna Valfré

 Coordenação do Cedoc

Em 1945, pouco depois do final da 2ª Guerra Mundial, um padre de Berlim propôs que a imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e as cidades episcopais da Europa até à fronteira da Rússia. A partir do ano de 1947 a imagem percorreu, por diversas vezes, não somente a Europa mas o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor. São mais de meio século de peregrinações em que a Imagem de Fátima visitou 64 países dos vários continentes.

Entre maio e dezembro de 1953 ela esteve pela primeira vez no Brasil, quando devotos católicos, organizados em várias Dioceses, se prepararam com tríduos e orações, para receber a imagem daquela que em 1917 apareceu às crianças, Lúcia, Jacinta e Francisco em Portugal. No Espírito Santo, a nossa capital Vitória, e também os municípios de Vila velha e Cachoeiro de Itapemirim, receberam a Imagem peregrina de 12 a 17 de abril de 1953. Dom José Joaquim, na época Bispo do Espírito Santo, convocou uma equipe de leigos e pessoas de boa vontade para preparar a recepção à Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Foram publicados boletins informativos e a Comissão trabalhou intensamente junto às paróquias, Associações Religiosas e fiéis fazendo uma propaganda organizada em todo o território capixaba.

Naquele tempo a Diocese contava com 44 paróquias e 80 padres. A chegada da Imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima aconteceu no mesmo dia da Festa da Penha daquele ano.

A imagem chegou num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) no município de Cachoeiro de Itapemirim no dia 12 de abril de 1953. No dia 13 foi recebida em Vila Velha, seguindo para o Convento da Penha. Ainda no dia 13 as 19 horas chegou no Parque Moscoso e foi levada num andor até a Praça da Catedral. Nesse momento saudaram Nossa Senhora, Dr. Messias Chaves, Secretário de Governo e Dom José Joaquim Gonçalves. Após os discursos, a imagem foi coroada e as 22 horas foi celebrada missa vespertina. Logo após, as homenagens continuaram na Paróquia de Santo Antônio. A Imagem peregrina também esteve na Paróquia Santa Rita, Praia do Canto, em hospitais, no Leprosário de Itanhenga e na Santa Casa de Misericórdia.

As crianças também participaram desse momento recebendo bençãos especiais. Na despedida, após a missa solene, um grande cortejo de carros acompanhou a Imagem até o Campo de Aviação quando seguiu para o Rio de Janeiro, na Cidade de Campos. O Brasil se despediu dessa primeira visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Ceará, em 17 de dezembro de 1953.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por