Abertura da CF na Arquidiocese de Vitória

26 fevereiro, 2023

Muita simbologia, animação, gestos e encenações, assim pode ser resumida a Abertura da Campanha da Fraternidade 2023.

As áreas pastorais ocuparam o Ginásio Dom Bosco, carregando alimentos para compartilhar e instrumentos de cozinha para o “panelaço” que aconteceu antes de iniciar a Celebração.

Os tema das Campanhas da Fraternidade desde 1964 foram lembrados em estandartes carregados por membros das pastorais e as três Campanhas que trataram do tema da fome tiveram destaque na hora da apresentação.

Os textos lidos durante a apresentação lembraram que a fome está aumentando e lembraram o mandato de Jesus, que é o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Em outro momento do evento, diversas pessoas perambularam pelo Ginásio, representando as misérias que nos assolam e aos poucos iam caindo no chão, enquanto continuavam girando à procura de soluções. Para finalizar um membro da Campanha Paz e Pão entrou com o Evangelho e passando por entre os caídos, todos foram se levantando.

Em seguida a Palavra de Deus foi proclamada e o arcebispo, dom Dario Campos proferiu a homilia. Dom Dario colocou ênfase, ao referir-se à multiplicação dos pães, que Jesus, com esses e outros sinais propõe “um m8undo renovado”, onde esses sinais “são luzes do Reino de Deus que já está presente”. Dom Dario ainda acrescentou: “Caros irmãos e irmãs, os milagres de Jesus indicam um mundo pacificado, fraterno e justo, no qual os homens e as mulheres vivem em comunhão com o seu Criador e entre si”.

Durante toda a Celebração, o Arcebispo envolveu e convidou os fiéis presentes a participarem ativamente, chamando-os a silenciar, rezar, cantar, tornando-se próximo do público. O momento que mais chamou a atenção foi quando mulheres carregaram na cabeça baldes com água para encher a pia, que após benzida, aspergiu a multidão. As mulheres encheram a pia e voltaram para seus lugares, dom Dario as chamou para participarem da bênção e da aspersão, o que comoveu as mulheres e a assembleia.

A Celebração foi preparada pelo Vicariato para a Ação Social da Arquidiocese e a Campanha Paz e Pão, que tem como lema para este ano, o mesmo da Campanha da Fraternidade: “Daí-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).

Ao final da Celebração as áreas pastorais encheram as mesas com os mantimentos trazidos para a partilha e todos confraternizaram.

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook