Agosto: Mês das Vocações, mês de reconhecer seu chamado

5 agosto, 2022

Entender e reconhecer seu verdadeiro chamado na vida cristã é um passo essencial no relacionamento com Deus. Segundo Papa Francisco: “a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina”, para a qual é preciso um processo de discernimento.

É a própria palavra de Deus que nos revela esse chamado. “Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16). A vocação e o discernimento vocacional são tão importantes para a Igreja que desde 1981, na XIX Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituiu-se o mês de agosto para se dedicar e tratar sobre as diversas vocações. A partir de então, a cada domingo desse mês, passou-se a celebrar uma determinada vocação, sendo elas: sacerdotal, familiar, religiosa, leiga e do catequista .

Papa Francisco afirma ainda que “A palavra «vocação» não deve ser entendida em sentido restrito, referindo-a apenas àqueles que seguem o Senhor pelo caminho duma consagração específica. Todos somos chamados a participar na missão de Cristo de reunir a humanidade dispersa e reconciliá-la com Deus”. Portanto ele nos pede que sejamos “fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade”.

  1. Vocação Sacerdotal

No dia 4 de agosto é comemorado o dia de São João Maria Vianney, considerado o patrono dos padres. Por isso, no primeiro domingo de agosto, somos convidados a rezar pelas vocações sacerdotais e pelos diáconos.

O padre não é para si, é para vós”. A frase do padroeiro dos sacerdotes, nos permite entender o verdadeiro sentido da vocação sacerdotal, que é a busca pelo bem das pessoas, daquele rebanho que Deus lhe confiou.

O discernimento para essa vocação, como para todas as outras, exige um longo caminho de escolhas e renúncias. Confira neste vídeo, a entrevista feita com o seminarista Matheus de Souza.

Matheus tem um convite para você que está em dúvida se sua vocação é o sacerdócio.

Por Pascom Área Pastoral de Vitória

Anexos

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook