Agosto: mês das vocações

23 agosto, 2021

O mês de agosto é dedicado as vocações. É o mês em que todas as Igrejas do Brasil se dedicam à oração e reflexão sobre as diversidade de vocações, ao mesmo tempo em que elevam a Deus suas preces para que surjam cada vez
mais vocacionados.

A Paróquia Sant’Ana iniciou o mês dedicado às vocações com a instituição do Sacramento do Crisma. Ao Todo foram 90 (noventa) crismados, entre jovens e adultos que se dedicaram nos últimos 2 (dois) anos em encontros, na busca pela palavra e aprofundamento na doutrina.

A Cada domingo vocacional, a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica. No primeiro domingo foi o dia das vocações sacerdotais (Dia do Padre) e vocações diaconais. Os fieis demonstraram total alegria ao celebrar esse dia ratificando a importância dos sacerdotes para suas vidas e para a Paróquia. As Santas Missas foram tomadas de emoção em agradecimento ao Pároco Padre Marcos Barbosa de Britto e o Vigário Padre Joseph Raj, pelo empenho, zelo, companheirismo e fidelidade em seu servir na Paróquia.

O Segundo domingo, foi dedicado aos Pais, que a exemplo de São José são chamados a essa vocação afim de direcionar às famílias, protege-la e guarda-la, mantendo os princípios e valores de uma família cristã. Nesta data é
comemorada a vocação matrimonial.

No terceiro domingo, recordou-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Foi celebrada também neste dia a Assunção de Maria aos céus. Esta solenidade alegrou a todos os fiéis que demonstraram amor e devoção a Mãe de Jesus.

No Quarto domingo, celebrou o dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. A reflexão desse dia leva todos os cristãos leigos a duas reflexões: “A quem serviremos?” e a “quem iremos?” Foi também motivado àqueles que ainda não atuam em uma pastoral e/ou ministério, se colocar à serviço na Igreja.

No quinto e último domingo será dedicado aos catequistas, leigos que abraçam a sua missão de evangelizar crianças, adolescentes, jovens e adultos a um profundo encontro com Jesus, ao conhecimento da palavra e a vivência em comunidade.

Na semana da família, dos dias 09 a 15 de agosto, foi celebrada a hora da família. Todos os dias foram refletidos os temas propostos, sendo conduzidos pela equipes de serviços: Ministros de eucaristia, liturgia/canto, catequese/crisma, grupo de oração, Pastoral Familiar/ECC, Coroinhas/acólitos. Cada dia foi de grande reflexão e fortalecimento das famílias que se buscaram a exemplo da Sagrada Família a fidelidade a Deus, resgatando o amor e alegria propostos pelo tema desse ano: Alegria do amor na família.

Celebrado também com entusiasmo e alegria o Dia de Santa Dulce, o anjo bom da Bahia. A exemplo dessa Santa que só fez o bem e cuidou para que nada faltasse aos necessitados, os paroquianos atenderam ao pedido do Pároco
realizando a doação de fraudas que foram encaminhados ao Sou Feliz – Organização de Amparo a Idosos. Foram arrecadadas um total de 3.000 fraldas que atenderão também outros paroquianos.

No encerramento do mês vocacional acontecerá o encontro de espiritualidade do ECC (Encontro de casais com Cristo), o qual acontecerá nas comunidades de Auxiliadora, Soído de Baixo, no dia 28/08 e na comunidade Sagrado Coração de Jesus, Todos os Santos no dia 29/08. Ao participar de todas as celebrações, encontros e Santas Missas do mês vocacional, fica a certeza de que a vocação mais importante e primeira é a vocação à vida cristã e, consequentemente, à santidade.

Qualquer que seja a vocação de cada pessoa, só será plenamente vivida se primeiramente assumir a vocação à santidade. A vocação a Santidade é para todos, é o chamado divino que diz “Sede santos, porque o vosso Deus
é santo” (1Pd 1,16).

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 29 janeiro
domingo 30 janeiro
terça-feira 1 fevereiro
quarta-feira 2 fevereiro
Evento o Dia Todo Aniversário do Pe. José Tosi
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por