E expectativa toma conta das comunidades da área pastoral cariacica e viana, e que para muitas dessas comunidades começa neste fim de semana a festa de Nossa Senhora Aparecida.
Após dois anos de restrições por conta da epidemia do coronavírus as comunidades da área finalmente podem realizar celebrações em diversos formatos em honra a padroeira do Brasil.
Desde o seu encontro no rio Paraíba do Sul, em 1717, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida espelha para o povo brasileiro uma mensagem de esperança e fé. Os 3 pescadores, ao encontrarem o corpo e a cabeça da imagem, separadas, notaram ali um sinal de divino, de Deus; era uma imagem de Maria de cor negra, com bochechas altas e lábios delicados. A partir daí, além da grande quantidade de peixes naquela pescada, Nossa Senhora Aparecida se tornou um símbolo da fé do povo católico no Brasil.
“A segunda postura: Deixar-se surpreender por Deus. Quem é homem e mulher de esperança sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende. A história deste Santuário serve de exemplo: três pescadores, depois de um dia sem conseguir apanhar peixes, nas águas do Rio Paraíba do Sul, encontram algo inesperado: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos. Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota.
Se nos aproximamos d’Ele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele” (Homilia do Papa Francisco em Aparecida – 2013)
Paróquia Virgem Maria Itaciba e Imaculada Conceição em Viana.
Com uma programação diferenciada a comunidade que fica no bairro de Nova Brasília desde o dia 03 de outubro faz sua novena em honra a sua padroeira.
E desde o dia 03 de outubro, a comunidade aparecida no bairro bonito, também celebra sua padroeira.
Veja os CARDS e saiba onde participar.
Sérgio Renato, PASCOM área pastoral Cariacica e Viana.