Assunção de Nossa Senhora

15 agosto, 2021

A Igreja celebra hoje um dogma de Fé, fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré: a sua Assunção aos céus em corpo e alma. Fato que é considerado verdade doutrinal, por ter ligação com mistério da salvação de todos os fiéis católicos. No ano passado foi celebrado os 70 anos em que esta verdade foi proclamada dogma pelo Papa Pio XII, fato que ocorreu em 1º de novembro de 1950.

Segundo informações do site do Vaticano “este mistério da Assunção proclama o destino sobrenatural e a dignidade de cada corpo humano, chamado pelo Senhor a tornar-se instrumento de santidade e a participar na Sua glória”. Na reflexão de Dom Dario Campos, Arcebispo metropolitano de Vitória, para hoje “a celebração da páscoa de Maria é celebrar a sua ressurreição e glorificação aos céus”.

A Imaculada mãe de Deus, a sempre Virgem Maria termina sua vida terrestre e é assunta em corpo e alma na glória celeste. “Ela ofereceu totalmente sua vida a Deus e neste sentido a sua vida não poderia ser tragada pela morte. Ela faz sua transfiguração da vida terrena, na realização absoluta da vida em Deus e entronização no reino de Deus”.

O Arcebispo destaca ainda que esta celebração é bem mais antiga que a data do Dogma. Antes era celebrada a dormição do corpo de Nossa Senhora, onde seu corpo e alma eram transferidos para o paraíso. A Festa da Assunção é também a mais importante festa dedicada a Maria, equiparada a Pascoa de Jesus.

Hoje na Arquidiocese de Vitória uma igreja que integra o Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade localizada no Sul do Estado é dedicada à Nossa Senhora da Assunção. Ela foi construída e dedicada pelo próprio Padre José de Anchieta quando viveu no local. Em 15 de agosto de 1579, fundada a aldeia de Reritiba com os primeiros jesuítas, teve início a construção da Igreja que foi inaugurada e dedicada exatamente 11 anos depois. Por isso, a igreja é, ao mesmo tempo: Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Capela do Santuário Nacional de São José de Anchieta e Patrimônio histórico, artístico e cultural do Brasil.

Uma extensa programação com novena e lives de missas tem acontecido desde o último dia 06 de agosto e o encerramento da festa com a missa solene pela Festa de Nossa Senhora da Assunção acontece hoje, às 19h, na Igreja matriz que está passando por uma restauração. Quem preside será padre Nilson Maróstica, Reitor do Santuário e a participação presencial vai acontecer com limitação do público. Além disso acontece a transmissão pelas redes sociais do Santuário – Instagram e Facebook: @santuariodeanchieta e YouTube: TV Santuário de Anchieta.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 19 janeiro
quinta-feira 20 janeiro
sábado 22 janeiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por