Comunidade São Miguel Arcanjo

16 novembro, 2021

No mês de setembro a Igreja celebra a festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel! São Miguel é o guardião celeste, o príncipe e guerreiro que defende o trono celestial. Ele é o defensor e protetor do povo de Deus e o Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial dos anjos que são fiéis a Deus, ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e o Arcanjo do Arrependimento e é o grande combatente e vencedor das forças do mal.

O nome de São Miguel é citado 3 vezes nas Escrituras Sagradas: A primeira no Antigo Testamento, está no capítulo 12 do livro de Daniel. A segunda, já no Novo Testamento, na Carta de São Judas e a terceira no capítulo 12 do livro do Apocalipse.

O seu dia é comemorado no dia 29 de setembro junto com o Arcanjo Rafael e o Arcanjo Gabriel. O nome  Miguel vem do hebraico é um nome em forma de pergunta: “Quem como Deus?  É na verdade uma “pergunta afirmação” pois “ninguém é como Deus.” O nome Miguel significa ainda “semelhança de Deus”. É o que vence as batalhas para nós. Rafael é o anjo de cura e Gabriel é o anjo que proclama que Deus é forte. Eles são os Mensageiros de Deus. Como diz em hebreus 1,14 “Os anjos são espíritos que foram criados por Deus para nos ajudar na nossa salvação e nos combates da nossa vida.”

Por esses e outros motivos, em 29 de setembro de 1898, em Domingos Martins-ES, foi fundada comunidade de São Miguel, tendo o arcanjo como padroeiro. O fundador da comunidade foi o Sr. João Simon que junto com outras famílias escolheram o Arcanjo São Miguel para ser o Padroeiro e dar nome ao lugar. A Comunidade pertence a paróquia Santa Isabel, que fica em Santa Isabel, na área Pastoral Serrana.

No ano de 1954 foi finalizada a construção de uma nova igreja, liderada pelo Sr. Eugênio Pinto Sant’Anna com a colaboração de várias famílias da comunidade Nessa mesma época, o Sr.Luiz Espindula doou para a igreja o primeiro sino.

Com o crescimento do número de famílias que participam da Igreja de São Miguel fez-se necessário uma igreja maior para comportar todas as pessoas, e assim fomos evoluindo ao longo dos anos, tendo hoje aproximadamente 300 dizimistas. Por isso o Conselho Comunitário decidiu  reformar um antigo salão de festas, local que hoje é a nossa Igreja Nova.

A inauguração e bênção do Mosaico de São Miguel Arcanjo, que fica em cima da porta central desta nova igreja, aconteceu em fevereiro de 2016 com Santa Missa celebrada pelo saudoso Padre Abílio Pereira Pinto, nosso pároco na época. Nas palavras de Padre Abílio “Que todos que entrarem por essa porta recebam proteção de São Miguel e que ao saírem levem a bênção de Deus para a sua casa e a sua família.”

Muitas tradições passam de geração em geração e se mantém vivas em nossa comunidade, dentre elas destacamos: a participação nas missas, celebrações, procissões, coroações a Nossa Senhora e nas festas da comunidade, a reza do terço, o envolvimento nas equipes de serviço e pastorais, a devoção a Nossa Senhora, ao Sagrado Coração de Jesus e ao padroeiro São Miguel Arcanjo.

São 123 anos de história marcados pela FÉ em Deus e pela UNIÃO das famílias da comunidade!

Texto: Thais Santana

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 11 agosto
sexta-feira 12 agosto
domingo 14 agosto
segunda-feira 15 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por