Conheça a paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz

3 maio, 2021

No ano de 1938 Tércio Correia dos Santos, certificando-se de que havia algumas famílias católicas na região de Santa Maria de Jetibá, solicitou ao padre Henrique Otto, para celebrar algumas missas em dependências provisórias. Depois de muitas tentativas para se fazer uma capela católica em Santa Maria, o Pe. Henrique Otto conseguiu com o governador Carlos Lindemberg  um terreno para a sua construção.

Nos primeiros meses de 1952, feitos o serviço de terraplanagem, foram adquiridas pedras e areia para o início das obras, cuja construção teve vários doações em materiais e mão-de-obra de moradores de Santa Maria, inclusive de luteranos. No ano de 1953 foi celebrada uma Missa campal, no Lugar da capela, pelo Bispo Dom José Joaquim Gonçalves (1951 a 1957).

Em sua fala, na ocasião, pediu para que  a Padroeira fosse Nossa Senhora da Paz.  A planta da capela foi feita pelo arquiteto Pe. José Schürmann e em 30 de abril de 1954 começou o serviço do alicerce. No dia 13 de março de 1955 foram celebradas as primeiras missas na capela em construção pelo Pe. Jaime Gozik. Passou-se o tempo, a comunidade católica local cresceu e para assistir melhor aos fiéis, houve a necessidade de um Templo maior, assim em 1992 foi dado início à construção do novo e atual Templo.

O sonho de se tornar paróquia

Com o aumento dos católicos no município e para dar maior assistência aos fiéis, foi surgindo o desejo de transformar as comunidades do Município de Santa Maria de Jetibá em paróquia. Em 2005 o Padre Benito Falqueto para não deixar morrer o sonho da instalação da paróquia católica no município, começou a funcionar o que foi denominado de quase-paróquia, em que um grupo de comunidades que possuía certa autonomia pastoral e administrativa ficou sob a direção de um padre exclusivo para a celebração de missas e demais sacramentos.

Somente no ano de 2007, sensível à necessidade dos fiéis, o arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, instituiu no dia 16 de dezembro de 2007, a Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz, composta por 17 comunidades, localizadas no território do município de Santa Maria de Jetibá: Santo Antônio – Garrafão; São Francisco de Assis – Córrego Aparecida; Nossa Senhora da Penha – Rio Taquarinha; Nossa Senhora Perpétuo Socorro – Rio Lamego; São Francisco de Assis – São João do Garrafão; Cristo Rei – Alto Santa Maria; Sagrado Coração de Jesus – Caramuru de Cima; Nossa Senhora da Penha – Rio Claro; Nossa Senhora de Fátima – Vila Jetibá; São Luís Gonzaga – São Luís; São Sebastião de Recreio – Recreio; Nossa Senhora Medianeira – Recreio (Centro); Nossa Senhora do Bom Parto – Rio Bonito; Santíssima Trindade – São Sebastião de Belém; São Francisco de Assis – Rio Novo; Nossa Senhora Aparecida – Alto Recreio; Nossa Senhora Rainha da Paz – Centro (Matriz).

Assim instituída, teve como párocos:

Padre Ermindo Raposo de Assis – empossado em 16/12/2007

Padre José Moraes – empossado em 28/08/2013

Padre Renato Paganini – empossado em 02/02/2020

Administrador Paroquial: Padre Altamiro Domingos da Silva – Empossado em 18/11/2020.

Diácono Permanente: Diarlei Natalício Nitz – Empossado em 31/10/2015

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
sábado 27 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook