Mais de 30 participantes estiveram reunidos no último dia 29 de maio para a aula inaugural do Curso de Formação para Educadores Sociais 2026, promovido pelo Vicariato para a Ação Social, com certificação da UFES. O encontro marcou o início de mais uma edição da formação, que busca fortalecer a atuação de educadores sociais e agentes comprometidos com a promoção da dignidade humana e da transformação social.
A primeira aula foi conduzida pela professora Ana Targina e teve como tema central as políticas públicas. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre as origens de problemas sociais como a pobreza, a exclusão e as desigualdades, compreendendo a complexidade dos desafios enfrentados pela sociedade e a importância das políticas públicas na garantia de direitos.
A formação também evidenciou o papel fundamental dos projetos sociais e das iniciativas comunitárias na construção de respostas concretas às demandas da população, especialmente junto aos grupos em situação de vulnerabilidade.
Com formato híbrido, o curso contará ao longo do ano com encontros presenciais e online, abordando temas essenciais para a atuação dos educadores sociais, como Saúde Mental, Direitos Humanos, Comunicação Não Violenta, entre outros assuntos que contribuem para o fortalecimento das práticas de cuidado, acolhimento e defesa da cidadania.
Realizado pelo Vicariato para a Ação Social da Arquidiocese de Vitória, o curso reafirma o compromisso da Igreja com a formação de lideranças e agentes sociais preparados para atuar na promoção da justiça social e na transformação da realidade das comunidades.

por 