Doação de medicamentos à Lábrea

16 julho, 2021

Uma iniciativa da Comissão Missionária da Arquidiocese de Vitória entregou R$ 24.000,00 em medicamentos à Prelazia de Lábrea nesta semana, por meio do projeto Igreja Irmã. Além disso, estão sendo arrecadados outros medicamentos físicos que serão encaminhados para lá em uma segunda oportunidade. De acordo com Maria Amélia Carrera – Consagrada da Comunidade Epifania – conhecida como Amelinha, como desde o início da pandemia de Covid-19 não está sendo realizada a viagem médica do barco Laguna Negra, essa está sendo uma forma de ajudar os irmãos que necessitam.

“Entramos em contato com Dom Santiago, que é o bispo de Lábrea, e ele perguntou se tínhamos a possibilidade de mandarmos os medicamentos, mesmo a gente não indo fisicamente, pois todo ano a missão leva em torno de uma tonelada e meia de remédios para aquela região e fazemos os atendimentos. Então a gente fez uma campanha em parceria da Arquidiocese de Vitória com a Comunidade Epifania e nós conseguimos a doação desse valor dos medicamentos que entregamos lá. Agradecemos as paróquias que participaram, as todas as pessoas. Muitos dos voluntários que normalmente iam fazer os atendimentos como dentistas e médicos, também ajudaram e foi um trabalho de Igreja irmã para Igreja Irmã”, detalha.

Estes medicamentos que foram entregues são básicos como: antibióticos, anti-inflamatórios, remédios de verme e pomadas e segundo Amelinha os remédios são básicos mesmo porque o atendimento básico de saúde desta região normalmente quem dá é o barco Laguna Negra. Uma parte dos remédios foram encaminhadas para Antônia Lopez Gonzalez (conhecida como Dra Toni) que lidera o projeto Escola de Saúde e Vida e o restante foi entregue para o secretário de saúde do município de Lábrea.

“Quando a gente já estava finalizando a campanha aqui soubemos que a Dra. Toni, que faz um trabalho com os hansenianos, pois aquela região tem muita hanseníase, precisaria também de um pouco de medicamentos e então já levamos uma parte destes medicamentos para atender a população ribeirinha que tem hanseníase. Mas a campanha ainda não acabou, pois ainda estamos arrecadando. O valor arrecadado em dinheiro nós compramos os medicamentos em Manaus e mandamos entregar lá e as doações de medicamentos que ainda estamos recebendo, iremos mandar depois”.

Em um áudio encaminhado pelo WhatsApp, Dom Santiago Sánchez Sebastián, bispo da prelazia de Lábrea agradece pela doação dos remédios que já chegaram e explica como foi feita a distribuição: “meu agradecimento por toda a campanha, por toda essa doação e por todo esse serviço e fraternidade da Igreja Irmã. Todo meu agradecimento e gratidão à nossa Igreja irmã”. Dra Toni recolheu uma parte das doações e já encaminhou para o projeto e a prefeitura do município que recebeu outra parte das doações vai fazer o atendimento de algumas demandas.

Barco Laguna Negra 

A missão do Laguna Negra começou em setembro de 2007 na Prelazia de Lábrea. O objetivo geral é evangelizar a Boa Nova de Jesus Cristo, na promoção da “vida em abundância Jo. 10,10”, às populações tradicionais (indígenas, ribeirinhos e mestiços), através de atendimento médico e odontológico na melhoria da qualidade de vida. O Barco Hospital possui dois consultórios médicos e um odontológico para o atendimento da população ribeirinha das 240 comunidades das quatro paróquias da Prelazia de Lábrea (Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá) além de outras menores localizadas em lagos e igarapés, cujo acesso se dá apenas por canoas. Isso significa uma média de 6.000 atendimentos.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 25 outubro
quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por