Atividades dos Bispos em Roma

16 outubro, 2022

24 de outubro de 2022

Os arcebispos e bispo dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB continuam em Roma cumprindo agenda da Visita Ad Limina. Estes últimos dias visitaram a Secretaria Geral do Vaticano e conversaram sobre os desafios da Igreja nos dias de hoje, celebraram missa na Basílica São Paulo Fora dos Muros e visitaram a cidade de Assis. A programação continua até dia 26, próxima quarta-feira.

21 de outubro de 2022

Resumo da Visita Ad Limina: Encontro com o Papa e visita aos Dicastérios. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa Leste 2 e 3.

Os (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo), foram recebidos nessa sexta-feira (21), na Secretaria de Estado e Segunda Seção (Relações com os Estados), pelo Cardeal Pietro Parolin.

Durante o encontro, o Secretário de Estado do Vaticano, juntamente com os (arce)bispos, discutiram sobre a necessidade de construir um futuro pautado no desenvolvimento das relações diplomáticas e bilaterais, além da importância de um acordo bilateral, visando promover a cooperação entre Igreja e Estado e da corresponsabilidade pelo cuidado da identidade religiosa, cultural e histórica do país; do respeito pela liberdade religiosa. A relatoria foi de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana.

Os (arce)bispos também tiveram a oportunidade de discutir temas pastorais, bem como os desafios da Igreja no Brasil, no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, com a relatoria de Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. Também foi realizado um encontro no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida que, com a relatoria de Dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo de Leopoldina, discutiu temas relativos à ação evangelizadora, sobretudo os sacerdotes e lideranças, que se dedicam na dinâmica da corresponsabilidade pela valorização e defesa irrestrita da vida e da família, frente aos inúmeros desafios de nosso tempo.

No encerramento das atividades, foi celebrada uma missa na Basílica São Paulo Fora dos Muros, com a presidência de Dom Geovane Luis da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte, onde nossos pastores renovaram sua Profissão de Fé.

As atividades da Visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano encerraram nesta sexta-feira. Na segunda-feira (24), o Cardeal Dom José Tolentino conduzirá um retiro para os (arce)bispos no Colégio Pio Brasileiro. Às 19h, uma missa será transmitida direto de Roma, encerrando as atividades da agenda pastoral.

 

 

21 de outubro de 2022

Ontem, 20 de outubro, em um dos momentos mais esperados da Visita Ad Limina Apostolorum, nossos (arce)bispos encontraram-se com o Papa Francisco, no final desta manhã na Biblioteca do Vaticano. O encontro foi esperado por doze anos e, durante o momento com o Santo Padre, os bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo), expressaram alegria e a emoção de estar junto ao Sucessor do Apóstolo Pedro, a quem manifestaram a mais plena comunhão e fidelidade. Durante a conversa, também foram apresentadas questões pastorais das (arqui)dioceses e os (arce)bispos puderam ouvir conselhos e orientações do Pontífice sobre vários assuntos da Igreja e da caminhada pastoral.

Durante o dia, os bispos também visitaram a Pontifícia Comissão para a América Latina. Com apresentação e relatoria de Dom Marco Aurélio, um dos assuntos tratados na reunião foi com relação às terras mineiras e capixabas, que também encontram-se em todo o continente latino-americano e caribenho. Como as mesmas enfrentam inúmeros desafios sociais: fome, desemprego, ausência de políticas públicas governamentais na área da saúde, educação, cultura e um processo constante de degradação do meio ambiente, em especial do bioma amazônico. Também foram destacados os dois desastres que marcaram profundamente a vida das comunidades: o rompimento das barragens de rejeito em Mariana e Brumadinho, que ceifaram inúmeras vidas humanas e causaram grandes impactos ambientais.

No final da noite, a comitiva da visita Ad Limina Apostolorum foi recebida na Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

20 de outubro de 2022

Acompanhe o momento em que os bispos dos Regionais Leste 2 e 3 se encontram com o Papa e lhe entregam alguns presentes. Dom Dario Campos, também presidente do Leste 3, está entre a comitiva junto ao Papa.

Bispos aguardando o encontro com o Papa

Antes do encontro com o Papa Francisco, os bispos dos Regionais 2 e 3 continuaram as visitas aos dicastérios (secretarias do Vaticano). Os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo iniciaram a manhã desta quarta-feira (19), com a celebração da Santa Eucaristia na Basílica Papal de San Giovanni in Laterano, sob a presidência de Dom Dario Campos (ES). Na sequência, uma série de atividades, como visitas aos dicastérios, marcaram o dia no Vaticano, em Roma.

A primeira visita foi realizada no Dicastério para a Evangelização, que incentiva e orienta o processo de inculturação da Boa Nova de Jesus Cristo, nas diversas culturas e etnias e na evangelização, prestando particular atenção à piedade popular. A apresentação foi realizada por Dom Luiz Fernando Lisboa, com a relatoria de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, os bispos foram recebidos pelo Cardeal Luís Antônio Gokim Tagle.

No Dicastério para a Educação Católica, que tem como prefeito o Cardeal Giuseppe Versaldi, o relator Dom Pedro Cunha Cruz e Dom Geovane Luís, destacaram a realidade da Pastoral da Educação nos Regionais, que é entendida como um autêntico compromisso no anúncio do evangelho no mundo da educação, sempre integrando nossos valores culturais com a dimensão religiosa.

O Cardeal Monsenhor Lázzaro You Heung-sik, do Dicastério para o Clero, recebeu os bispos que apresentaram as conquistas e os desafios do Clero, reafirmando a afetiva comunhão e a sintonia eclesial com a Sede de Pedro. O momento contou com apresentação de Dom José Aristeu Vieira e relatoria de Dom Esmeraldo Barreto.

Nas instalações da Rádio Vaticano, aconteceu a última reunião do dia que reuniu os bispos no Dicastério da Comunicação. Com a presença do Prefeito Paolo Ruffini, do jornalista Silvonei José e equipe, destacou-se o trabalho da Pastoral da Comunicação e esforço que tem sido feito para que, em cada diocese, seja organizada a Pascom, assim como em cada paróquia. A formação de agentes de Pascom, a evangelização pós-pandemia e a importância da comunicação pastoral da Igreja do Brasil, foram alguns dos destaques do encontro.

19 de outubro de 2022

Na programação da Visita dos bispos do Leste 2 e 3 ao Papa, está prevista para hoje missa presidida por nosso arcebispo, dom Dario Campos e amanhã a audiência com o Papa. Para acompanhar a missa acesse as redes sociais do Leste 2 e Leste 3.

A audiência com o Papa acontece amanhã, 20 de outubro.

Continuemos rezando por nossos bispos.

A programação continua no Vaticano em Roma até 26 de outubro.

18 de outubro de 2022

Os bispos em Visita Ad Limina fazem profissão de fé junto ao túmulo de São Pedro em Roma.

Considerado um dos pontos altos da visita Ad Limina Apostolorum, na manhã desta terça-feira (18), os bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 celebraram a Santa Missa na Basílica Patriarcal de São Pedro, em Roma. Com a celebração presidida por Dom José Carlos Souza Campos, bispo de Divinópolis, junto ao altar do túmulo do apostolo, os sucessores de Pedro renovaram a profissão de fé e fizeram preces por suas comunidades no Brasil.

Os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo ainda tiveram uma agenda repleta de atividades nos dicastérios e secretarias do Vaticano. Logo após a celebração eucarística, foi realizada a visita ao Dicastério para os Bispos e foram recebidos pelo Cardeal Marc Ouellet, P.S.S. Durante o encontro, que contou com a relatoria de Dom Geovane Luís da Silva e apresentação de Dom Luiz Fernando Lisboa, os bispos destacaram os desafios pastorais e a valorização e diálogos com as culturas e sociedade pluralista mineira e capixaba.

No Dicastério para a Doutrina da Fé, o relator Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa apresentou o relatório com Dom Paulo Bosi Dal’Bó, ressaltando o contexto cheio de esperanças para a caminhada eclesial com o processo sinodal desencadeado pelo Papa Francisco. Na sequência foi a vez do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e SVA, que teve a relatoria de Dom Luiz Fernando Lisboa e apresentação de Dom Dario Campos.

Neste departamento, os bispos foram recebidos pelo Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que reconheceu a importante presença das Ordens e Congregações Religiosas nos estados de Minas e Espírito Santo. Na oportunidade, também foram discutidos os desafios pastorais da vida consagrada, que também envolve os Institutos Seculares, as Sociedades de Vida Apostólica, as Comunidades Monásticas e as Virgens Consagradas.

No período da tarde, divididos em dois grupos, os bispos estiveram no Dicastério para as Causas dos Santos, com a relatoria de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda e apresentação de Dom Paulo Bosi Dal’Bó. Na Secretaria Geral do Sínodo, Dom Darci José Nicioli apresentou o relatório, que contou com a apresentação de Dom José Carlos de Souza Campos.

A Visita Ad Limina Apostolorum como peregrinação devota é uma tradição muito antiga e significa no limiar, na entrada, nos limites das Basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo. Na próxima sexta-feira, a celebração será na Basílica Papal São Paulo Fora dos Muros.

17 de outubro de 2022

A Visita Ad Limina começou oficialmente hoje. Os arcebispos e bispos que chegaram a Roma no sábado, celebraram a missa hoje na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.

Os bispos dos regionais Leste 2 e 3 celebraram a Santa Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, e logo após seguiram para a programação do dia.

Os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo iniciaram, nesta segunda-feira (17), a Visita Ad Limina Apostolorum em Roma, na Itália. Para dar início às atividades, às 7h30, uma santa missa, celebrada na Basílica Papal de Santa Maria Maior e presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana, reuniu a comitiva de 31 bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3.

Na primeira reunião do dia, os bispos foram recebidos pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny. Com a relatoria de Dom Vicente de Paula Ferreira e apresentação de Dom José Carlos de Souza Campos, foram apresentados os impactos causados pelo processo minerário, em Minas Gerais e Espírito Santo. Também foram destacadas as ações do Grupo de Trabalho em Ecologia Integral e Mineração, constituído em 2020, que assessora as Dioceses e Províncias Eclesiásticas.

No Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, com a relatoria de Dom Paulo Mendes Peixoto e apresentação de Dom Dario Campos, foram comentadas as atribuições do Supremo Tribunal que julga reclamações de nulidade e outros processos. Os bispos também visitaram a Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, que teve a relatoria de Dom Messias dos Reis Silveira e a apresentação de Dom Geovane Luís da Silva.

A Visita Ad Limina Apostolorum acontece até o próximo dia 26 de outubro. Além de encontro com o Papa Francisco, na quinta-feira (20), outras secretarias e dicastérios que integram a Cúria Romana serão visitados. Celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo também marcam a agenda pastoral, que reúne uma comitiva de 31 bispos.

Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar de Vitória, na visita ao Dicastério para a Doutrina da Fé

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA VISITA:
https://www.visitaadlimina.com.br/_files/ugd/1ce27f_2624a39f08384ee9a30e3a2d19d3cbbd.pdf

16 de outubro de 2022

O nosso arcebispo, dom Dario Campos e o bispo auxiliar, dom Andherson Franklin Lustoza de Souza já está em Roma, junto com os bispos de Leste 2 e Leste 3. A Visita Ad Limina, como é conhecida a visita dos bispos ao Papa a cada 5 anos, inicia oficialmente amanhã.

Os bispos visitarão os dicastérios (secretarias temáticas no Vaticano) e terão audiência com o Papa Francisco. Acompanhe a visita diariamente aqui.

o

Fonte: Todas as informações e fotos são da Assessoria de Imprensa do Leste 2 e 3

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook