Epifania do Senhor: a manifestação de Deus para todo o povo

3 janeiro, 2021

Neste domingo (03) a Igreja celebra a Epifania do Senhor, palavra vinda de um termo grego que significa manifestação. É a solenidade da manifestação de Deus para todos os povos e nações em um sentido amplo. Deus escolheu um povo para nascer, para se manifestar e na Epifania ele se revela Pai de todos e para todos, de todos os tempos e de todas as idades.

No mundo a data é celebrada no dia 6 de janeiro, conhecida aqui no Brasil como dia da Folia de Reis, por conta da passagem do evangelho de Mateus. Mas essa data se tornou móvel devido aos muitos feriados no período e ela é transferida sempre para o domingo seguinte ao domingo da Sagrada Família.

Dóris Almeida é membro fundadora da Comunidade Epifania, que existe há 27 anos no território da Arquidiocese de Vitória. Ela explica a importância de celebrar esta festa: “enquanto no Natal a manifestação de Deus acontece para o povo judeu e isso a gente vê na cena da manjedoura, na narração do nascimento de Cristo em que temos os pastores que vão adorar e reverenciar o menino Deus. Já na Epifania nós temos a cena dos magos do oriente que vão adorar o menino e oferecer presentes”.

De acordo com Dóris, a bíblia não diz que eram reis magos e sim os magos do oriente. Porém, eles eram vistos como reis porque eram estudiosos da astronomia, da astrologia, da história, dos povos e como grandes estudiosos eles conheciam a cultura do povo hebreu e sabiam que eles esperavam um salvador. Dessa forma, quando eles viram a luz no céu entenderam como um sinal de que nasceu um menino como fala Isaías em 7, 14: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho e chamará ‘Deus Conosco’.”

“Aqueles que abrem o coração à Deus são iluminados em sua vida, em sua história, na sua cultura e passam a seguir por um outro caminho. Porque quando os magos encontram o menino Jesus e o adoraram eles retornam por um outro caminho, um novo caminho que significa uma nova vida seguindo Jesus Cristo que é o caminho, a verdade e a vida”, afirma Dóris.

Comunidade Epifania

Desde 1993 a comunidade existe na Arquidiocese de Vitória e já atendeu mais de 18 mil famílias. Seu carisma é a encarnação do verbo: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória…” palavra de João 1, 14. Dóris destaca ainda que o carisma é glorificar a Deus na oferta da vida aos pobres e aos pequenos, porque o nascimento de Cristo teve isso. A missão da comunidade é levar a esperança cristã estendendo a mão e o coração aos desprotegidos da sociedade. Trabalham muito com formação, dando retiros e encontros de espiritualidade.

Atualmente possuem 27 membros consagrados e 7 vocacionados internos e externos. São pessoas de todas as idades, casados, celibatários, solteiros e que fazem parte de suas comunidades em paróquias da Arquidiocese. Alguns moram no espaço da comunidade pela dedicação à missão e existem membros que moram em suas casas com suas famílias, mas são ativos pastoralmente.

Ações da comunidade

  • Casa Sagrada Família: atende crianças de 0 a 2 anos em vulnerabilidade social, junto com o Juizado da Infância e Juventude. Hoje 90% das crianças que são cuidadas pelos membros é por conta do uso de drogas pelas mães. Elas ficam abrigadas no local até ser concluído o processo de retorno às famílias ou adoção. Mais de 120 crianças e adolescentes já moraram na comunidade.

  • Programa Viver: atende crianças e adolescentes com Aids e suas famílias. Há mais de 20 anos realizam um trabalho mensal de distribuição de cestas básicas, fralda, leite, além de motivarem para o tratamento da doença. Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e hospitais da Grande Vitória.

  • Laguna Negra: é o barco hospital localizado na Prelazia de Lábrea e o trabalho realizado pela Epifania é de arrecadação de medicamentos e de material humano, com o envio dos profissionais da saúde que vão no barco hospital atender a população ribeirinha. É um trabalho evangelizador, onde muitos profissionais passam por um grande encontro com Cristo durante essa missão. Neste ano as atividades ficaram paralisadas devido à pandemia.

Hoje às 10h30 será celebrada uma missa de renovação das promessas de consagração dos membros na casa da comunidade, em Vila Velha. Padre Hadeleon Santana irá presidir e a transmissão será pelo Instagram e Facebook @comunidadeepifania.

Para mais informações sobre a comunidade basta procurar Eliana Machado no telefone: 99732-1599 ou no e-mail: ‎[email protected] 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 18 setembro
quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por