Estende a tua mão ao pobre

22 junho, 2020

“Estende a tua ao pobre” (Eclo 7,32) é o tema escolhido pelo Papa Francisco para nortear a reflexão e as ações do Dia do Pobre.

 

A data a ser celebrada neste ano de 2020, por ser uma data móvel, é 15 de novembro, penúltimo Domingo do ano litúrgico.

 

“Manter o olhar voltado para o pobre é difícil, mas tão necessário para imprimir a justa direção à nossa vida pessoal e social”, diz o Papa em um dos trechos da Carta. E esta é a constante solicitação de Francisco em todas as oportunidades: atenção aos mais necessitados.

 

O tema foi tirado do Livro do Eclesiástico que o Papa chama de “compêndio de sugestões sobre o modo de agir à luz duma relação íntima com Deus, criador e amante da criação, justo e providente para com todos os seus filhos”. O texto fala que oração e solidariedade são inseparáveis e relembra “que toda a pessoa, mesmo a mais indigente e desprezada, traz gravada em si a imagem de Deus”.

A celebração do Dia do Pobre foi proposta pelo Papa no encerramento do Ano da Misericórdia em 2016 e acontece este ano, na sua 4ª edição. Naquele momento Francisco deu como motivação que “a misericórdia não se pode reduzir a um parêntesis na vida da Igreja, mas constitui a sua própria existência”.

 

O Ano da Misericórdia, assim como o Dia do Pobre é um momento especial pôr em prática as Obras de Misericórdia corporais e espirituais.

Obras de Misericórdia corporais:

1ª Dar de comer a quem tem fome;

2ª Dar de beber a quem tem sede;

3ª Vestir os nus;

4ª Dar pousada aos peregrinos;

5ª Assistir aos enfermos;

6ª Visitar os presos;

7ª Enterrar os mortos.

Obras de Misericórdia espirituais:

1ª Dar bom conselho;

2ª Ensinar os ignorantes;

3ª Corrigir os que erram;

4ª Consolar os aflitos;

5ª Perdoar as injúrias;

6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;

7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook