Evangelho com as crianças

21 julho, 2021

 

O avanço tecnológico e principalmente, a dinâmica da televisão  e redes sociais, modificaram completamente o jeito das pessoas aprenderem a se envolver e participar. As mudanças aconteceram em todos os níveis também na Igreja Católica: as homilias, a catequese, sorteio de brindes, entre outras foram substituídas por imagens, sons, dinamismo, movimento, criatividade e participação. 

Se o comportamento mudou de maneira geral em todas as idades, imagine quando nos referimos a crianças?! E foi exatamente pensando nelas que surgiu o ‘Evangelho com as crianças’, um programa de catequese infantil que agrada a públicos de várias idades.

O pensamento e o objetivo, porém, continua sendo catequizar crianças, uma iniciativa que a pandemia da Covid-19 despertou no coração inquieto do Pe. Osmar de Oliveira Braido. Ele mesmo explica por que razões: “o que me incentiva a fazer o Evangelho com as crianças, são as recordações que tenho do meu tempo de criança. A minha catequista sempre perguntava o que foi falado no Evangelho de domingo e isso fazia com que eu prestasse bastante atenção. Nesse tempo, o grupo de jovens encenava o Evangelho, assim ficava mais fácil entender a mensagem e eu entendia e ficava gravado na memória. Quando chegava no dia da catequese eu sempre sabia relatar o que tinha sido o Evangelho. Com o avanço da pandemia do novo coronavírus e o fechamento das Igrejas uma pergunta surgiu no meu coração. Como é que eu vou trabalhar com a catequese? Então, me recordei do trabalho que fazia na paróquia na qual fui administrador: na hora do Evangelho utilizava um fantoche. O fantoche é atrativo, é lúdico e facilita,porque a própria criança pode evangelizar outra criança através do celular”. 

Naquela ocasião, Pe. Osmar contou com a colaboração de uma pessoa que já havia trabalhado com teatro. Ela não conhecia a técnica para trabalhar com fantoche, mas aceitou o desafio. Para concretizar a ideia foi montado um cenário, escolhido o nome e tomada a decisão de que a Palavra de Deus deveria estar em todos os vídeos.

“A escolha do nome (Evangelho com as crianças) tem todo o sentido, porque o objetivo é envolver a criança no Evangelho. Ter a Sagrada Escritura na mão, despertará a curiosidade na criança de manusear o este livro”, diz Pe. Osmar

No início, o vídeo era gravado apenas com a fantoche Juju, e compartilhado num grupo de catequistas da paróquia, com o intuito de que os pais apresentassem aos seus filhos. Não demorou muito, o vídeo passou a integrar no facebook da paróquia.  

Com o passar do tempo surgiu outro personagem, o Chicão, um fantoche que traz consigo dúvidas e irreverência. Convidado pela Animação Bíblico Catequética, Pe. Osmar e sua equipe de voluntários foram incluídos no site da Arquidiocese de Vitória – ES. “Percebi um grande público ser atingido por esses vídeos, pois não ficou somente na paróquia e sim passou a ser um auxílio na catequeses das crianças de inúmeras paróquias não só da arquidiocese de Vitória como de outras dioceses espalhadas pelo Brasil. Sem falar que esse conteúdo fica gravado nas redes, podendo ser acessado a qualquer tempo, portanto a palavra de Deus, encontra a terra boa que é o coração das pessoas. Sendo assim, nosso trabalho é ir ao encontro das famílias e principalmente das crianças que hoje se encontram nas redes sociais e que além de tantos conteúdos ofertados encontrarão o Evangelho com as crianças”, comenta o padre.

O Espírito Santo de Deus, nos chama à uma responsabilidade para com o mundo. Precisamos ser missionários, pois essa missionariedade é o conjunto de toda a ação da Igreja, no FAZER e no SER. Padre Osmar lembra que todo o trabalho precisa ser realizado com dedicação: “É importante ressaltar que esse é um trabalho missionário, quem produz junto comigo está integrado nesta missão. O brilho e o dom de cada pessoa fazem com que o trabalho seja iluminado e dê frutos. Sem contar que colocamos a criança que está dentro de nós para fora, evangelizamos e nos divertimos ao mesmo tempo”, e continua: “hoje essa proposta também se adequa na paróquia onde estou. Uma missa com crianças, iniciativas de teatro, formas lúdicas para atrair as crianças e os jovens para o ambiente da Igreja”.

O programa é publicado no YouTube da Arquidiocese de Vitória e no IGTV do Instagram da mesma. Padre Osmar comenta que  “a evangelização não pode parar e várias propostas estão chegando para que seja atingido um maior público. Não só estamos nas redes sociais da Arquidiocese, estamos também na Web Rádio Bethânia e com algumas outras propostas. Além do programa Evangelho com as crianças, estamos gravando o programa o Santo e a Palavra, que trabalha a vida do Santo e uma passagem bíblica”.

O Evangelho com as crianças atende ao que pede o Diretório para a Catequese  no número 213 “no espaço virtual que muitos consideram, não menos importante, que o mundo real, as pessoas obtêm notícias e informações desenvolvem experiências, exprimem opiniões, se envolvem em debates, dialogam e buscam respostas para as suas perguntas”. É preciso a cada dia promover a disseminação da palavra de Deus também através das redes sociais.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 25 outubro
quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por