“Fala com sabedoria, ensina com amor”

17 março, 2022

A Campanha da Fraternidade é uma atividade da Igreja que existe desde a década de 1960 e ajuda os fiéis, as comunidades, a se preparem melhor e cuidarem de seu espírito, para celebrar bem a Páscoa que é a maior e mais importante festa da nossa Fé. Por isso ela é lançada nacionalmente na Quarta-feira de Cinzas e seu objetivo é de ao longo de toda Quaresma refletir sobre o que precisa mudar em nós e ao nosso redor. Ela sempre trata de questões sociais, pauta o pecado social que os seres enquanto pessoas e participantes de instituições precisam mudar e se converter, com o objetivo de refletir sobre as consequências das desigualdades e injustiças sociais para ajudar o povo na busca de acertar o caminho.

Padre Kelder Brandão é Vigário Episcopal para a Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória e participou nesta quarta-feira (16) do Programa Papo Cabeça, na rádio América, 91,1 FM, falando sobre a CF 2022. Ele detalhou o tema deste ano “Fraternidade e Educação” e afirmou que esta é a terceira vez que a Igreja chama a atenção de todos a lançarem um olhar sobre a educação no Brasil, que está retrocedendo muito principalmente no que diz respeito a educação pública, uma educação de qualidade. Também destacou o quanto o lema é inspirador, extraído do livro de Provérbios, e afirmou que “ninguém melhor que Jesus como esse modelo, de quem falou com sabedoria e ensinou com amor”.

Neste ano o objetivo geral da campanha é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil à luz da Fé Cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

“Vivemos em uma sociedade marcada pela desigualdade e exclusão social e, portanto, nem todos tem acesso à educação e isso é uma luta histórica que aos pouquinhos a sociedade foi avançando. Os grupos como as mulheres, os negros, os indígenas, os quilombolas, as pessoas portadoras de deficiência, os LGBTQIA+, são segmentos da sociedade em que historicamente foi negado um processo de educação com qualidade, haja vista a quantidade de pessoas analfabetas que encontramos hoje, em pleno 2022 e século XVI, em nossas comunidades nas periferias. Então os pobres foram excluídos de um processo educativo no Brasil e em 2019 o Papa lançou um Pacto Educativo Global e o objetivo desse pacto é erradicar o analfabetismo no mundo inteiro. A Educação é sagrada e é a única forma de transformação social”, ressaltou.

Na entrevista com Rodrigo Moutinho padre Kelder também detalhou os desafios impostos pela pandemia na educação e a relação com a desigualdade social. Falou sobre a dura realidade que os pobres vivem no Brasil; a relação da família com a educação (um dos objetivos específicos da Campanha da Fraternidade 2022) e sobre Jesus como nosso maior educador e mestre!

Ouça a entrevista completa clicando abaixo!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 23 maio
quarta-feira 25 maio
sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por