Festa da apresentação do Senhor no Templo

7 fevereiro, 2022

Festa da apresentação do Senhor no Templo

No dia 2 de fevereiro, celebra-se a Festa da purificação ou das candeias (luz). Essa data lembra o cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico: quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de “purificação” e apresentar o filho ao Senhor, no templo. Desde o século IV, essa festa era chamada “Purificação de Maria”.
Com a reforma litúrgica (1960), passou-se a valorizar o sentido da “apresentação”, oferta de Jesus ao Pai, para que seu destino se cumprisse, marcando em consequência a aceitação por parte de Maria do que o Pai preparara para o fruto de sua gestação. A data passou a ser lembrada então como “Apresentação do Senhor”.
Dessa forma a Paróquia Sant’ana celebrou com dignidade esse dia. Antecipando a Santa Missa, os paroquianos se reuniram no Salão Paroquial, onde tiveram suas velas abençoadas e seguiram em procissão solene até a Igreja, levando as velas acesas, símbolo de Jesus Cristo que, apresentado a Deus no templo de Jerusalém, foi saudado pelo velho Simeão como a luz que veio para iluminar os povos.
Do mesmo modo que Jesus foi levado ao templo para ser apresentado a Deus, cada paroquiano se apresentou diante do altar do Senhor.
A Santa Missa presidida pelo Pároco Pe. Marcos Roberto Barbosa de Brito, foi tomada de ensinamentos, como da importância da apresentação no templo, bem como da purificação da mulher após os quarenta dias de dar à luz.
Ele é a própria luz, veio para curar, libertar e salvar.
Também nesse dia especial foram enviados 6 (seis) novos coroinhas. “Ser coroinha é um ato de coragem” disse Pe. Marcos. Servir ao Senhor com amor e alegria, estar mais perto de Jesus… dizer sim é um ato de coragem.
Os coroinhas, acompanhados pelos pais, foram enviados solenemente. Receberam suas vestes e foram vestidos pelos pais que se emocionaram em cada momento. Em seguida professaram sua fé, de joelhos, diante do altar do Senhor.
Esse dia foi marcado pela apresentação e pelo envio desses adolescentes que integram ao ministério, com alegria de servir alicerçada em seus corações.
A Paróquia os recebe com a alegria e louva a Deus pela vida de cada um deles e por seus familiares que são motivadores em sua caminhada.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook