Festa de Santa Isabel

21 julho, 2021

Todos os anos, a festa da padroeira Santa Isabel, é marcada pela participação das comunidades que compõem a Paróquia dedicada a Santa, localizada na região serrana do estado e pelas Paróquias vizinhas (que foram desmembradas desta paróquia). Este ano não foi diferente. Porém, devido à pandemia do COVID, foi organizado o tríduo preparatório, em substituição à Novena, e com poucos participantes de cada comunidade, mas como muita alegria, pois em 2020 este momento aconteceu somente de forma virtual.

O Tríduo Preparatório iniciou-se no dia 01 de julho com missa às 19 horas, presidida pelo Padre Marcos, Pároco da Paróquia de Sant’Anna, cuja comunidade matriz também participou da liturgia. Foi meditado o tema” Santa Isabel esposa e filha exemplar e contou com representantes das comunidades de Santo Agostinho (Melgaço), Santa Úrsula (Soído) e Santo Arnaldo (Boqueirão).

Na sexta-feira, dia 02 de julho, a Missa foi presidida pelo Padre Naresh Barbosa, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da região de Pedra Azul. O tema do segundo dia do Tríduo foi “Santa Isabel: anjo de caridade, mensageira da paz e luz para todos”. Estiveram presentes representantes das comunidades de São Geraldo (Campinho) que foi a responsável pela liturgia, Sagrada Família (Vila Verde) que participou com a equipe de canto, e Nossa Senhora da Penha (Vale da Estação). Ao final da Missa, aconteceu uma singela homenagem da comunidade de São Geraldo com uma breve encenação sobre a vida de Santa Isabel e o Milagre das Rosas, com a participação dos catequizandos.

No Terceiro Dia do tríduo preparatório, 03 de julho, participaram as  comunidades de São Miguel, que foi a responsável pela liturgia e cantos, Sagrado Coração de Jesus (Biriricas) e Santa Bárbara e Cecília (Galo). A missa foi presidida por Padre Hélcio Grespan com o tema “Santa Isabel, adornada de Milagres, Justiça e Generosidade.

Todos os dias foram marcados pela oração e meditação sobre a vida de Santa Isabel, e muita emoção de todos os participantes, principalmente na oração a Santa Isabel, em que cada um deposita os seus pedidos, com fé e devoção nesta tão grande santa. No terceiro dia, após a missa, aconteceu a procissão com a imagem de Santa Isabel, em um automóvel, que percorreu as ruas da comunidade de Santa Isabel.

Esta procissão ocorreu com uma réplica da imagem original, que foi confeccionada pelo Padre Hélcio Grespan, pois a imagem de Santa Isabel que adorna o Altar da Igreja Matriz é muito antiga e única, não devendo mais ser retirada da Igreja, a fim de preservá-la. A Procissão com a imagem de Santa Isabel também aconteceu no domingo à noite, na comunidade de São Geraldo, em Campinho, que é a Sede do Município, pois Santa Isabel é a Padroeira da Paróquia e também do município de Domingos Martins.

No domingo, 04 de julho, Dia de Santa Isabel, aconteceu a Missa Solene em honra à Padroeira, às 09 horas, na Casa de Encontro São Francisco Xavier. Neste local também aconteceram todas as missas do tríduo, por ser um espaço amplo e que comporta todos os fiéis com o distanciamento necessário, em razão das medidas de segurança contra o COVID, tendo em vista que na Igreja de Santa Isabel, este número seria muito reduzido.

Antes do início da missa, aconteceu uma apresentação preparada pela equipe de Catequese com os catequizandos da Igreja Matriz, abordando um pouco dos milagres de Santa Isabel. A Missa foi presidida pelo Pároco Padre Santhosh Paul D. Souza, que enfatizou a oportunidade de celebrar o Tríduo e a Festa de Santa Isabel de forma presencial, visto que no ano anterior foi somente virtual. Neste dia, que contou com grande participação dos fiéis, a liturgia e cantos foram preparados pela comunidade de Santa Isabel.

Como aconteceu durante o Tríduo, a Missa encerrou com a oferta de rosas e flores, trazidas pelas comunidades, em honra a Santa Isabel, lembrando o Milagre das Rosas, transformando a frente do altar num belo jardim. Os fiéis, com o coração cheio de amor e renovados na fé, ao final da Missa, cantaram alegres: “Salve, Santa Isabel, Padroeira desta terra mimosa de luz, dai-nos rosas de graças divinas, dai-nos vida de amor com Jesus”. Que assim seja.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook