Festa de Santa Maria Mãe de Deus

1 janeiro, 2021

A Igreja começa hoje o ano civil com a festa de Santa Maria Mãe de Deus, junto ao Dia Mundial da Paz. A solenidade acontece tradicionalmente na oitava de Natal e primeiro dia do ano novo. É um momento especial para todos os católicos que iniciam o ano pedindo proteção à Nossa Senhora, reconhecendo o seu grande exemplo de mulher e mãe, além de relembrarem o nascimento de Jesus, o Filho de Deus. Esta festa começou a ser celebrada no século VI, em Roma e segundo a tradição da Igreja é a primeira Festa Mariana da Igreja Ocidental.

 

“Maria Mãe de Deus” é o primeiro de quatro dogmas sobre Nossa Senhora. O resumo diz que “Maria, como uma virgem perpétua, gerara a Cristo segundo a natureza humana, mas quem dela nasce, ou seja, o sujeito nascido não é uma pessoa humana pois é a pessoa eterna do Verbo que recebeu de Maria a natureza humana. Daí que o Filho de Maria é propriamente o Verbo que subsiste na natureza humana; então Maria é verdadeira Mãe de Deus, posto que o Verbo é Deus. Cristo: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem.”

 

Na Arquidiocese de Vitória há 55 anos foi criada uma paróquia dedicada à padroeira Santa Mãe de Deus. Está localizada no bairro Ibes, em Vila Velha, e possui 7 comunidades ao seu redor: matriz, Santa Inês, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora das Graças e Santa Luzia.

 

Padre Jairo Souza é o pároco desde junho de 2019 e conta que a festa da padroeira é celebrada tradicionalmente com um tríduo nos dias que antecedem a data e na noite do dia 31 realizam a benção para o ano novo. Sobre o dogma Mariano Maria Mãe de Deus (Jesus), padre Jairo destaca que foi decretado no Concílio de Éfeso, que aconteceu entre de 22/06/431 à 31/07/431.

 

“Sobre a importância da festa da Santa Mãe de Deus nós não temos dúvida nenhuma. Ela é mãe de Igreja, mãe de Deus, mãe de todos os povos e celebrar esse dogma mariano Theotókos é declarar que de fato a Igreja sem Maria se tornaria uma coisa chata. Porque celebrar um Deus que é verdadeiro homem e verdadeiro Deus sem uma mãe ficaria muito chato. Então declaramos que Maria é mãe de Deus junto com a Igreja numa certeza absoluta que ela mesmo passará à frente de tudo e de todos, trazendo a cura nesse ano pandêmico e trazendo a vacina”, declara padre Jairo.

 

Na programação de hoje acontece a missa solene, às 19h30, na Igreja Matriz. A capacidade para a missa presencial é de 303 pessoas. Pelas redes sociais a transmissão será feita pelo Facebook na página: https://pt-br.facebook.com/ParoquiaSantaMae.Oficial/, e pelo Instagram nas páginas: https://www.instagram.com/psmdibes/ e https://www.instagram.com/pejairo/.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por