Festa de São Benedito

5 outubro, 2021

O dia de São Benedito é celebrado hoje, dia 5 de Outubro.

Esta data é celebrada por toda a comunidade católica, como uma homenagem e devoção ao santo considerado o padroeiro dos afrodescendentes, cozinheiros e donas de casa: São Benedito.

O Brasil é o único país que comemora o Dia de São Benedito em 5 de outubro, graças a uma deferência canônica especial concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, pelo Vaticano, em 1983. Nos demais países do mundo, esta data é celebrada em 4 de abril, data da morte de São Benedito.

Benedito, nome que significa “abençoado,” “bendito”, nasceu em um povoado da Sicília (Itália), chamado “San Filadelfo,”hoje “San Fratello.” Diz-se comumente ter nascido em 1526, mas fala-se também em 1525.

Seus pais, Cristovão Manasseri e Diana Larcan, eram escravos vindos da Etiópia (África), contudo, o filho já nasceu liberto da escravidão. Não aprendeu a ler ou escrever. Seu primeiro trabalho foi pastorear os rebanhos. Muitos fatos extraordinários cercam a vida do santo.

Um dos mais conhecidos é o que as suas próprias imagens representam: as esmolas de pão que se tornam flores. Indo ao encontro dos mais necessitados na portaria do convento e tendo sido já anteriormente advertido pelo superior a não usar para esmolas o pão dos frades, é surpreendido transgredindo essa ordem. Interrogado sobre o que levara escondido no hábito, abre-o, e o pão havia se convertido em flores.

Benedito Manasseri nasceu em 1526, na ilha da Sicília, na Itália, em uma família de escravos africanos. Por ser negro, sofreu muito preconceito durante a infância. A família de Benedito sempre fora muito fervorosa em sua Fé católica. Durante a sua infância, Benedito pastorava ovelhas nas montanhas, mas, ao completar 21 anos ingressou numa comunidade eremita da Irmandade de São Francisco de Assis.

Benedito era conhecido pela sua humildade e desapego aos bens materiais, vivendo uma vida simples e feliz, seguindo os ensinamentos de Cristo e extremas penitências religiosas. Vários nobres, teólogos, sacerdotes, ricos e pobres procuraram os conselhos e os direcionamentos religiosos de Benedito, transformando-se numa personalidade de grande influência religiosa na cidade de Palermo, onde residia.

Benedito morreu em 4 de maio de 1589, como um simples frade franciscano na cozinha do convento onde trabalhava, em completo desapego às coisas terrenas. Devoções prediletas do santo eram a Eucaristia e Nossa Senhora. Eis a razão pela qual imagens como a da igreja Matriz de Pedreiras o apresentam com o ostensório nas mãos. O Papa Bento XIV o beatificou em 1743 e por Pio VII,em 1807, foi elevado a glória dos altares.

“Por dizer sempre SIM para MISERICÓRDIA do Senhor, Benedito és herói da virtude!”

Festividades do padroeiro na Área Pastoral Serra-Fundão 

No último sábado (02) aconteceu na Paróquia São José, de Fundão, duas Santa Missas em honra a São Benedito, no Bairro Santiago da Serra e Piranema, as duas comunidades que tem o santo como Padroeiro. A celebração eucaristica foi celebrada pelo pároco Padre Lúcio Bravim.

Na comunidade de Santiago a devoção a São Benedito já conta com mais de 20 anos, e a festa ao santo sempre contou com a parte religiosa e cultural com a presença da Banda de Congo do bairro, com seus tambores, casacas e estandartes. Mas por conta da pandemia a festa na comunidade não pode ser realizada e para não passar em branco realizou-se a Santa Missa.

Na Comunidade de Piranema a devoção a São Benedito também já é tradição, a comunidade que se formou próximo ao antigo assentamento do movimento “Sem Terra” vem crescendo a cada dia mais e hoje é abraçada por todos da comunidade.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 7 julho
sexta-feira 8 julho
domingo 10 julho
terça-feira 12 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por