Festa do Bom Jesus

6 agosto, 2021

Hoje, 6 de agosto, a Igreja celebra o dia do Senhor Bom Jesus. Esta devoção surgiu em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores.  Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão. Trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os estados do Brasil.

Aqui no País, o Senhor Bom Jesus é o Titular de mais de 200 igrejas, algumas delas basílicas ou santuários nacionalmente famosos, como a do Bom Jesus da Lapa, Bahia, e a do Bom Jesus de Pirapora, São Paulo. Uma curiosidade é que a imagem venerada na Basílica do Senhor Bom Jesus, em Tremembé, São Paulo é a mais antiga de que se tem conhecimento. Todos os anos os fiéis se movimentam em Romaria para agradecer e pedir bênçãos ao padroeiro.

Paróquia Bom JesusNa Arquidiocese de Vitória existe a paróquia Bom Jesus no bairro Novo Horizonte, em Cariacica que foi criada em 19 de dezembro de 1999 e possui 15 comunidades localizadas na região 10 do município. Atualmente os Arautos do Evangelho também fazem parte do território da Paróquia. Padre Carlos Antônio Conceição é o pároco desta Igreja há 7 anos.

Segundo a Secretária Paroquial, Vanuza Torezani, a Festa do Bom Jesus começou oficialmente em 2012 e é tombada pelo patrimônio histórico de Cariacica, entrando no calendário da prefeitura. Geralmente a festa é bem grande e neste ano foram 23 dias celebrativos que começaram com a peregrinação da imagem do padroeiro no dia 15 de julho.

“Antes tinha uma procissão com a cruz da misericórdia junto com a juventude, terço dos homens. Mas com a pandemia este ano não teve e foi feito o fincamento desta cruz no pátio da Igreja Matriz. No dia 16 de julho teve a primeira missa na Comunidade Santa Rita, em Mucuri e todos os dias a Imagem passou em uma comunidade”.

A peregrinação da imagem do Bom Jesus finalizou em 30 de julho na comunidade São Sebastião, em Taquaruçú.  No mesmo dia aconteceu uma live do Bom Jesus e do dia 01 de agosto até o próximo domingo, dia 08, está sendo realizado o Oitavário do Bom Jesus, em que cada dia um padre participa e uma pastoral está fazendo a motivação.

No próximo domingo, dia 08, acontece a missa sertaneja na comunidade São Sebastião e após carreata até a Matriz onde será vendido um almoço. Às 18h terá a missa solene paroquial em honra ao Bom Jesus presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória Dom Dario Campos. Todos os dias a programação está acontecendo no pátio da Igreja, para manter o distanciamento.

Vanuza explica que esta é uma festa tradicional do município e antes da pandemia os 3 últimos dias, no tríduo, dentro da programação geralmente era montado um palco bem grande e a prefeitura enviava barracas. Era realizada uma festa popular no Campinho que tem ao lado da paróquia e o trânsito era fechado para a circulação de pessoas.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 29 janeiro
domingo 30 janeiro
terça-feira 1 fevereiro
quarta-feira 2 fevereiro
Evento o Dia Todo Aniversário do Pe. José Tosi
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por