Lumen Gentium: “A Igreja Povo de Deus”

10 abril, 2023

Na proposta de encontro nesta segunda semana de reflexões à luz da Constituição Dogmática Lumen Gentium o tema trabalhado no livreto “Formando Discípulos Missionários de Jesus” é “A Igreja Povo de Deus”, que é o segundo capítulo da Constituição. Após trabalhar o Mistério da Igreja no primeiro capítulo e primeiro encontro agora é a vez dos fiéis entenderem que a Igreja pouco a pouco vai se dando a conhecer, vai aparecendo na história. A imagem de “Povo de Deus” também é outra leitura espiritual que podemos afirmar que o Concílio fez da própria Igreja.

De acordo com padre Ivo Amorim, Vigário Geral da Arquidiocese, a Igreja pouco a pouco vai se dando a conhecer e vai aparecendo na história a partir da organização do povo de Deus, a partir do povo de Israel, tendo Abraão, Moisés e assim por diante. Seria o aparecimento e prefigurações de como a Igreja começa se organizar.

“Claro que ela só vai ter sua dimensão visível a partir de Cristo Jesus e como Cristo veio para levar a consumação de tudo que veio antes, Jesus também está no mesmo processo de povo de Deus presente na história. A dimensão de povo de Deus também quer realçar a dimensão de povo sacerdotal, de povo que participa da missão de Cristo, essa dimensão invisível. É um mistério que vai sendo traduzido em ações concretas, por exemplo quando celebramos os sacramentos do Batismo, da Eucaristia, da Penitência, da Unção dos Enfermos, do Matrimônio, e do sacramento da ordem. A Igreja vai se dando a conhecer como Povo de Deus, como povo que caminha, povo constituído por homens e mulheres, gente que recebeu o batismo e os demais sacramentos”.

Acesse aqui o livro completo “Formando Discípulos Missionários de Jesus – À luz da Lumen Gentium”

Ouça a explicação do Padre Ivo sobre o segundo capítulo “A Igreja Povo de Deus”:

Compartilhe:

VÍDEOS

sábado 20 julho
domingo 21 julho
segunda-feira 22 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook