Mas quando termina a quaresma? E o jejum? 

27 março, 2021

Alguns acreditam que a quaresma termine no domingo de Ramos, mas não é verdade. A quaresma termina nas vésperas da Missa da Ceia do Senhor, ou seja, ao pôr do sol da Quinta-feira Santa, com a missa de Lava-pés, conforme dizem as Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral do Missal Romano (n.28).

Então, na noite de Quinta-feira da Semana Santa, a pessoa pode terminar o jejum? Não. Pois, se a quaresma e suas práticas são para preparar a pessoa para a Páscoa, assim, precisa esperar a celebração da Páscoa. Na Quinta-feira Santa com a Missa de Lava-pés, dá-se início da Celebração Pascal (Tríduo Pascal) que só termina na vigília do Sábado Santo, Sábado de Aleluia.

No Sábado Santo à noite já proclamamos a Páscoa do Senhor. Toda nossa preparação, nossas orações mais intensas são atendidas pela sua Ressurreição. E nesse momento de júbilo não tem por que jejuar; é dia de festa.

Mas, um detalhe pode intrigar muita gente: se a quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até às vésperas da Quinta-feira Santa serão mais de 40 dias. Sim, são mais de 40 dias, para ser mais correto 44. Isso é devido aos domingos da quaresma não serem contatos como dias de penitência. Pode-se, portanto, “quebrar” o jejum nos domingos da quaresma? Em teoria sim, mas como o Aleluia e o Glória não são cantados nesses dias é aconselhado vivenciarmos a prática do jejum até ao Sábado Santo.

Aguente firme. Sua penitência está chegando ao fim. Feliz Páscoa!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por