Mateus, apóstolo

20 setembro, 2021

Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme se narra nos Evangelhos de Marcos e Lucas, era um coletor de impostos do povo hebreu, nos tempos da dominação  romana, ao ouvir o chamado de Jesus, largou tudo e o seguiu.
“siga-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus. (Mateus 9, 9), após isso Mateus pois-se para sua casa e preparou um grande banquete  para Jesus.
Os coletor de impostos eram desprezados pelos judeus, e vendo isso fariseus criticaram Jesus, ao ver o mestre junto na mesa com os publicanos e pecadores. Mas Jesus  disse: “Não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”. (Lucas 5,29)
O apóstolo e Evangelista, que segundo a tradição da igreja nos relata, fez sia evangelização na Judéia por  vários anos,  após sua peregrinação por parte da Africa e oriente.
Há variadas  versões sobro martírio de Mateus em uma delas ele teria morrido na África  sobre apedrejamento, sendo após decapitado e com o corpo queimado, fazendo a proteção de Santa Ifigênia
O evangelho
Nominado de “Primeiro Evangelho”,  o ano *A* do lecionário, E alinhado com o judaísmo do primeiro século, e tem sido ligado aos evangelhos judaico-cristãos;
Enfatizando  que Jesus teria cumprido as profecias  dos judeus. Há alguns detalhes da vida de Jesus, de sua infância, particularmente, estão relacionados somente em Mateus. Este evangelho é o único a falar a Igreja ou assembleia. Ele também destaca  a obediência e a integridade da doutrinas  bíblicas. Lendo este evangelho vemos que há linguagens  ritmadas por algumas vezes poética, que ele é sempre escolha acertada para a leitura pública, uma escolha popular litúrgica.
A Comundade
A paróquia São Francisco de Assis, em Porto de Santana tem a graça de ter uma Comunidade São Mateus, fundada no dia 31/11/1992,  na Rua Antônio sepulcro numero 37. Porto Novo, tendo como membros fundadores: Dona Eduvirgem Réboli, dona maria leite dos santos, Antônia do rosário, Carmosina oliveira canário, Valdemar féris, Jorge Luiz Barbosa, Ana Rui, Arlete do Rosário, Valdete Andrade Barbosa, Altamiro Rui, e outros que fazem parte da linda história desta comunidade.
E no seu dia litúrgico (21/09) teremos Santa Missa as 19h30 na comunidade.
por Sérgio Renato, coodernador PASCOM – paróquia São Francisco de Assis – Porto de Santana.
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 8 dezembro
quinta-feira 9 dezembro
sexta-feira 10 dezembro
sábado 11 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por