O DESCOBRIMENTO DO BRASIL E A PRÓXIMA ELEIÇÃO

20 maio, 2022

Uma das minhas paixões é história. Amo ler sobre a verdadeira História do Brasil. Aprendemos sempre mais sobre quem somos com o olhar para as nossas origens. Deste passo podemos escolher com mais solidez quem queremos ser.

Uma historiadora cristã apresentou o descobrimento do Brasil com detalhes que realmente podem nos fazer pensar! Fatos conhecidíssimos foram revistos à luz da origem e história das palavras (etimologia) e pode nos revelar muito sobre o Brazil de hoje. Mas, Brasil com “z”, você vai perguntar? É. Brazil com Z, e é assim que começa a nossa história de hoje com uma mensagem escondida nas entrelinhas desde quando começamos como país. Vamos percorrer esta história que em parte estamos cansados de conhecer, mas você vai se surpreender:

Em 1500 o Rei de Portugal Dom Manoel – ou em outra forma de escrita – “Emanuel” (nome que significa “Deus conosco”) queria aprofundar o comércio com a Índia e mandou vir a expedição com 13 caravelas, mas depois do “erro” na rota, no Brasil chegaram 12 caravelas, comandados por um homem chamado Pedro. Todos sabem que Jesus mudou o nome de Simão para Pedro pois Simão “era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”.

Nas entrelinhas seria então: Deus conosco (Emanuel) envia Pedro (sua solidez? Sua Igreja?) com 12. Doze é um número muito simbólico na bíblia e significa “eleição”. Por isso fala-se das 12 tribos de Israel, “quando na verdade o Antigo Testamento menciona mais de 12”. O que isto quer dizer é que eram tribos ‘eleitas’ por Deus.

Deus conosco envia sua solidez, sua igreja ao povo eleito.

A historiadora revela que pelo prisma judaico a história do Brasil possui algumas diferenças interessantes. Aprendemos na escola que vieram para cá só degradados, prisioneiros e pessoas de moral duvidosa, mas na história do povo judeu se conta que Cristóvão Colombo, que era judeu, trazia também muitos judeus que vieram para cá fugindo da inquisição na Europa. Entre eles tinha um judeu chamado Barzilai, que com visão comercial viu logo que aquela madeira chamada “pau de ferro” era muito boa para construção naval e dava uma tinta vermelha. Logo ele montou esse comercio e, como aqui se fala comumente Venda do Joaquim, Bar do João, começou-se a falar: “Vou comprar o pau do Barzilai”, que reduzia para “Pau Barzilai” que acabou virando pau brazil. Brasil era escrito com “z”. A reforma ortográfica que mudou Brazil (nome escolhido na Proclamação da República) para Brasil aconteceu em 1967, no governo Costa e Silva, mas mundo afora continuaram a nos chamar de Brazil. Barzilai deu nome ao Brazil.

Quem foi Barzilai? Barzilai na Bíblia era um grande amigo de Davi. Quando Davi fugia do seu filho Absalão que queria seu trono e por isso queria matar Davi. O nome Absalão significa “pai é de paz”. O pai Davi era de paz, mas Absalão não. Absalão matou seu irmão e depois quis tomar o trono de seu pai. Davi fugiu para o deserto. Ele estava descalço, humilhado e Barsilai com outros amigos lhe trouxe bacias para se lavar, comida, cama. O rei estava no deserto e Barzilai, amigo de Davi, lhe “restaurou” seu “lugar” e a sua dignidade.

Somos um povo pacífico. Este é o nosso lugar! Nós brasileiros somos mesmos abençoados por Deus. Falávamos sempre que Deus era brasileiro. O que aconteceu conosco? Que povo é esse que irmão está brigando com irmão? Que um quer “acabar” com o outro? Que espera conflitos fortes na próxima “eleição”?

Não podemos permitir isso. Temos que restaurar nosso lugar. Somos cristãos. Temos um mandamento de Jesus: amai-vos uns aos outros. Temos uma escolha. Não podemos simplesmente cruzar os braços e esperar o trem bater. A escolha é individual. Posso falar: não vou permitir entrar neste turbilhão, não vou permitir que isso aconteça e vou começar por mim. Não vou cair na tentação de responder à uma provocação e entrar na briga. Não se perca em suas escolhas. Não brigar é uma escolha racional! Vamos reafirmar diariamente que somos um terra abençoada por Deus!!’

Vania Reis

[email protected]

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 11 dezembro
segunda-feira 12 dezembro
sexta-feira 16 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook