O que é a Pascom?

A Igreja tem incentivado o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo pelos meios e processos que a comunicação proporciona. Aprovado em março de 2014, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB) define a Pastoral da Comunicação (Pascom) como eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Em sua missão, deve irradiar ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral, as quais ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora eclesial.

É fundamental que a Pastoral da Comunicação – Pascom possa, de fato, apropriar-se de forma técnica e eficiente desses meios, desde a mais simples veiculação em murais das igrejas até a organização de sites, blogs e o uso das diferentes redes sociais digitais. Com tais atribuições, a evangelização alcança públicos de todos os perfis, de forma rápida e eficaz.

O arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, afirma no item 16 das “Diretrizes e Orientações para a Comunicação Social” em nossa arquidiocese que “o nosso compromisso é com a verdade, veiculando versões sobre fatos devidamente apurados, e buscando ouvir todas as partes envolvidas na notícia, publicando as matérias com responsabilidade e zelo com a honra e a dignidade das pessoas”. As ações de comunicação social serão direcionadas para aproveitar as situações concretas de bem existentes na sociedade e a valorização dos comportamentos que favorecem a vida e evidenciando o valor da vida como bem supremo.

A missão de comunicar em nossa arquidiocese não é de hoje. Em cada período, um jeito de fazer, de acordo com o tempo e com as demandas do momento histórico e com as tecnologias disponíveis. Mas há algo que não se perdeu e, muito pelo contrário, tem-se dado cada vez mais ênfase no universo da Igreja: a percepção da importância dos meios de comunicação como instrumentos indispensáveis para a missão de anunciar o Evangelho.

É fundamental que o agente comunicador mantenha uma estreita relação de proximidade com as demais pastorais, movimentos e comunidades. Além de colaborar para que a capacitação, na área da comunicação, aconteça é delas que vem a matéria-prima para a nossa atividade de comunicação: o que desenvolvem se transformam em conteúdo informativo para nossas publicações, postagens e até mesmo pautas para os demais veículos.

A Pascom é uma pastoral que está a serviço das demais pastorais. Por si só, não faz sentido sua existência. Sua ação é determinada a partir das demandas das demais pastorais. O que se faz na Igreja precisa ser dito e o agente de comunicação é o “meio”. Deve ser como “radar”, atento ao que acontece.

O que é a Pascom?

Coordenação Nacional da Pascom

Comissão Episcopal da Comunicação

Encontro para Agentes da Comunicação (Faça sua inscrição AQUI)

Local: CECATES – Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian

Av. João Batista Parra nº 525, Praia do Suá – Vitória

Data: 06 de fevereiro de 2021

Horário: 14 horas

Inscrições: até o dia 03 de fevereiro (VAGAS LIMITADAS) (link da inscrição)

Informações: (27) 3025-6292 / (27) 99659-2520 / [email protected]

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!