Obrigado, Catequista!

30 agosto, 2020

Amado Catequista, a Graça e a Paz de Jesus Cristo!

Como agradecer a você! Agradecer pela dedicação, pelas vitórias da comunidade eclesial alcançadas por meio de teu serviço à Igreja, teu amor-doação pelo Reino de Deus, traduzido de maneiras tão belas. Quanta criatividade no Senhor! Só quem realmente descobriu a importância da causa desse Reino é capaz de se permitir na “fidelidade ao mandato de Cristo de proclamar seu Evangelho continuamente e em todos os lugares” (cf. Diretório para a Catequese). Você – membro deste corpo que é a Arquidiocese de Vitória – constituída por tantas Paróquias, nossa Igreja Particular em seus vários cenários, realiza de modo nobre a missão, portanto, de evangelizar, sair, de percorrer (e provocar no outro) um itinerário e, assim, atrair para Jesus nossas crianças, nossos adolescentes, jovens e adultos.

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). O chamado de Deus, autor da vida e fonte da qual emana toda vocação é sempre na liberdade. Ele convida, você responde, eu respondo! Nesse convite-convocação a resposta deve ser sempre verdadeira expressão de gratidão ao Senhor por seu Amor incondicional com o qual realizou a sua missão de catequizar.

“Não cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gl 6,9). Seja persistente, catequista! Lance um olhar sobre o caminho feito por você e pela comunidade até aqui. Veja, mais que isso, sinta o amor-doação que eu disse agora pouco. A Igreja tem a missão de gerar filhos para Deus. Você, eu, temos – junto a ela – essa grande e desafiadora missão. Nesse sentido, retomando o texto Bíblico, a prática evangélica traduz a máxima dos sentimentos que povoam a vida daqueles que se inspiram em seu autor, o próprio Deus. Aqui não há possibilidade de erro, uma vez que o exercício constante de fazer o bem é essencial para a colheita abundante, o que leva o ainda não (plenitude) do Reino a ser percebido com mais clareza por estes, os que, animados, se lançam no processo de iniciação à verdadeira vida.

No dia de hoje louvo a Deus por tua vida, tua resposta ao convite do Senhor, por cada dom que é posto sobre o altar da evangelização de tantos. Muito obrigado! Nesta oportunidade agradeço também pela presença (mesmo que virtual) do povo de Deus no Congresso Arquidiocesano de Catequese, realizado entre os dias 23 e 29 de agosto. Faço votos que as reflexões dos assessores, catequistas nos provoque ainda mais nos rumos da catequese proposta pela Igreja no Brasil.

Em Jesus, o catequista de Nazaré, com carinho me despeço.

Pe. Fernando Antonio S. de Souza Coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
sábado 30 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por