Hoje, 11 de julho, é dia de celebrar a festa litúrgica de São Bento abade. Ele é visto como uma dos santos mais venerados de toda a cristandade. Umas das frases mais conhecidadas dele é: “Ora et labora” (orar e trabalhar). É padroeiro da Europa e patriarca dos monges do Ocidente.
Ele nasceu na Úmbria, Itália, no ano de 480, em uma família nobre romana. Tem uma irmã gêma, Santa Escolástica. Desde pequeno manifestou um gosto especial pela oração.
O santo é conhecido como um exemplo de determinação e fé. Sua espiritualidade acontecia em meio a agitação e confusão do seu tempo, vivia sob o olhar de Deus e precisamente nunca perdeu de vista os deveres da vida quotidiana com as suas necessidades concretas.
Medalha de São Bento
As primeiras medalhas foram confeccionadas dentro do Mosteiro Cassino, e como símbolo principal tem a cruz, muito usada por Bento em diversas situações de sua vida. O sinal da cruz era como um sinal de coisas boas sendo feitas, um sinal de vitória contra o mal e a morte.
Em 1942, o Papa Pio XII aprovou o uso da medalha oficializando-a assim como um instrumento de devoção de fé, ao contrário do que muitos pensavam ser apenas um amuleto de superstição.
O sinal da cruz era recomendado por ele a todos que estivessem passando por alguma aflição ou tentação maligna.
Oração de São Bento:
“A Cruz Sagrada seja a minha luz,
Não sejas o dragão o meu guia.
Retira-te, satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces,
bebe tu mesmo os teus venenos!”