Os anjos são uma verdade de fé da Igreja Católica

2 outubro, 2020

A celebração dedicada aos Anjos da Guarda surgiu na Espanha, no século V. A princípio teve como data o dia 29 de setembro, juntamente com a festa dos arcanjos (Gabriel, Rafael e Miguel). Em 1670, o Papa Clemente X passou a data para o dia 02 de outubro. A partir do século XVI, a propagação da devoção popular aumentou, o Papa Paulo V inseriu a festa dos Anjos da Guarda no calendário da Igreja. Desde então, a liturgia do dia 02 de outubro celebra os Anjos da Guarda, porque de fato, eles existem e cuidam, protegem, iluminam e governam a nossa vida.

O Catecismo da Igreja Católica diz: “desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela sua proteção e pela sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos a Deus”. (cf. Cat. n. 336).

Dizemos que os anjos existem, porque a bíblia relata muito sobre a presença deles. No Antigo Testamento é possível constatar a presença dos anjos desde o livro de Gênesis, quando Deus colocou querubins no Jardim do Éden depois de expulsar Adão e Eva (Gênesis 3,24); no Novo Testamento percebemos a presença do anjo quando Maria é visitada por um, e este recebe o nome de Gabriel (Lucas 1, 26). Os anjos estão sempre acompanhando a história dos homens.

No livro dos Atos dos Apóstolos capítulo12 podemos observar a libertação de Pedro da prisão por um anjo:

“7Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se!”, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro. 8O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Ponha a capa e siga-me”. 9E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão”.

 

Os anjos são uma verdade de fé da Igreja Católica. A vida dos santos é atestada pela presença deles. Tem como missão nos levar para o céu. Deus nos deu um Anjo da Guarda, para que nos proteja e nos guie para a santidade, até o dia em que estejamos juntos com Ele. O Anjo da Guarda quer a nossa salvação e lutam para isso.

Dom Bosco nos recorda que o nosso Anjo da Guarda quer muito nos ajudar. O desejo que eles têm de ajudar, salvar, conduzir para Deus é muito maior que a nossa vontade de sermos protegidos, guiados e conduzidos até o céu. É recomendável ter um relacionamento com o Anjo da Guarda durante toda a vida.

O que é um anjo?

A palavra Anjo significa mensageiro. Os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Contemplam a face do pai que está no céu. São poderosos executores da palavra de Deus. Totalmente obediente a Deus.

A Igreja ensina através do Catecismo que são criaturas puramente espirituais que são dotados de inteligência e vontade, são criaturas pessoais e imortais. (cf. Cat. n. 330)

O Anjo adora, louva, serve e obedece a Deus o tempo todo. Eles só sabem fazer o bem. Estão na terra para ajudar os homens.

A igreja ensina que existe uma hierarquia de anjos. Cada hierarquia tem uma missão. Cada um tem uma missão dada por Deus. Deus colocou anjos para cuidar de você, para cuidar da sua família… Para cada realidade Deus escolhe um. Deus colocou anjos ao nosso dispor. Cada um tem um anjo que o guia para o caminho de Deus.

Orações ao Anjo da Guarda

Oração ao Anjo da Guarda – 01

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso e guardador, pois que a ti me confiou a piedade Divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumine. Amém

Oração ao Anjo da Guarda – 02

 

Santo Anjo da Guarda, meu poderoso protetor, guardai-me sempre na paz de vosso amor.

Dos perigos, livrai-me; do mal, libertai-me; e nos momentos de angústia, consolai-me!

Durante o sono, velai sobre meu descanso, não deixais o mal de mim se aproximar.

Sob as asas do seu amor, possa nos meus sonhos habitar!

Nesta noite de luz, afugentai as trevas do medo, afastai também as tentações, para que minha alma tranquila descanse sem aflições.

E que no alvorecer de um novo dia, eu acorde feliz e restaurado, e seja para o mundo testemunha de ser sempre por vós amado! Amém.

O filme “O grande Milagre” ajuda a entender um pouco sobre os anjos e em especial o Anjo da Guarda.

Link do filme: https://vimeo.com/336891619

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook