Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

5 junho, 2021

Aqui começa a história da paróquia: no dia 19 de outubro de 2002, aconteceu uma reunião na Comunidade Nossa Senhora da Piedade feita com o Setor de Perocão e as comunidades que a ele pertenciam: 13 comunidades no total. Naquela época padre Manoel David Neto, as trouxe com ele para participarem dessa reunião para passar a todos as suas experiências com o processo de “Quase Paróquia”. Esses irmãos eram da Paróquia Jesus Libertador e Paróquia Jesus Bom Pastor, ambos de Cariacica.

Naquela época todos ficaram assustados, pois achavam que seria impossível trabalhar assumindo uma paróquia. Mas foi apresentado todo o processo e como seriam todas as dificuldades que encontrariam no caminho. Foram vários questionamentos pelos membros que estavam presentes como: “de onde seria? Quem iria administrar? Quem seria o secretário? Qual padroeiro seria?” Por que ninguém tinha experiência o suficiente. Mas padre Manoel esclareceu todas as dúvidas e disse que Dom Silvestre o Arcebispo daquela época, já estava providenciando tudo.

No dia 23 de Março de 2003, foi instalado a “quase paróquia”, no pátio da igreja São Pedro. Os Padres que assumiram foram padre Sebastião Batista e padre José Herval. Nesse mesmo dia foi falado que a padroeira seria Nossa Senhora de Lourdes. No dia 05 de Abril do mesmo ano foi apresentado o Padre João Batista, que assumiu como Pároco.

Em 2006, Dom Luiz Mancilha Vilela, já era o novo Arcebispo de Vitória e mandou um novo administrador para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Padre Pierre Mukabi. No dia 27 de Dezembro ele assumiu  a Paróquia e chegou criando expectativas. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes surgiu em quatro lotes de terrenos que foram conseguidos por meio de doação. Padre Pierre  conseguiu a compra do terreno da Comunidade Nossa Senhora das Graças, a caçula das comunidades.

Neste mesmo  ano foi  o lançamento da pedra fundamental, teve mutirões  para fazer parte da equipe de obras. E assim foi crescendo a obra de construção da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes no bairro de Santa Mônica em Guarapari. Foi construída uma gruta em honra a Nossa Senhora de Lourdes e no Ano de 2017 foi realizada a posse de um novo Administrador Paroquial, Padre Robson Lemos Pereira. Os paroquianos contam que ele chegou com muita determinação e deu continuidade aos trabalhos pastorais e obras, sempre com garra e um espírito inovador.

Desde sua chegada até esse ano de 2021, foram feitas muitas realizações em relação a continuidade das obras. Foi feito a construção do anexo e para sua inauguração, tiveram a visita de Dom Luiz Mancilha Vilela que foi homenageado, tendo seu nome no novo Centro Pastoral.

“Somos muito gratos ao Padre Pierre Mukabi nosso co-fundador que iniciou essa jornada com a posse da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e ao Padre Robson Lemos Pereira, um grande evangelizador que busca sempre nos motivar a crescermos na fé e na espiritualidade com seu carisma e respeito”, afirma Kathlin que é coordenadora da PASCOM paroquial.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
domingo 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por