PASTORAL DA SAÚDE: A DEFESA E O CUIDADO COM A VIDA

21 julho, 2021

Em comunhão com a igreja do Brasil e com o objetivo de “promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida” [CNBB], e desenvolvendo atividades em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, a Pastoral da Saúde iniciou seus trabalhos na paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, há aproximadamente 26 anos. No início, as irmãs e os agentes realizaram várias pesquisas e estudos para que todos os trabalhos fossem desenvolvidos. São essas pesquisas que garantem subsídios aos agentes da equipe até os dias de hoje, por meio do caderno de receitas, as indicações de produção e modo de armazenamento, entre outros. 

Antigamente, a pastoral estava presente em três comunidades da paróquia, e cada uma delas organizava seus dias de atendimento. Há aproximadamente quatro anos, todas as atividades foram unificadas, juntamente com os atendimentos. Com isso, um novo local foi disponibilizado para que a equipe se reunisse. Hoje, todos os trabalhos da paroquial são realizados ao lado do centro comunitário de Jardim Marilândia.  

 

 

Atualmente, a pastoral da saúde conta com a colaboração de 21 agentes e eles relatam que há muitos testemunhos das pessoas que utilizam os produtos da pastoral, e os benefícios que eles trazem para a saúde. Com a pandemia, os atendimentos na paróquia foram suspensos e os trabalhos da pastoral foram retomados há poucas semanas, quando o município de Vila Velha passou para a classificação de risco baixo no mapa de gestão de risco.

 

ATENDIMENTOS

Segunda-feira: 13h às 17h

Quarta-feira: 13h às 17h

Quinta-feira: 14h às 17h

– Segunda-feira;

– Quarta e quinta-feira ocorre a preparação dos compostos e atendimento ao público que deseja algum dos produtos disponíveis.

– Antes da pandemia havia, toda terça-feira, a visita aos doentes da paróquia. Diante de um agendamento prévio, a pastoral se organizava e se direcionava até a casa das pessoas para fazer uma oração ou até mesmo levar um produto para aqueles que estavam impossibilitados de comparecer ao local dos atendimentos. Hoje, essas visitas estão suspensas. Porém, caso haja interesse, consulte os agentes para verificar a previsão de retomada dos agendamentos.

 

UM BREVE HISTÓRICO DA PASTORAL DA SAÚDE NO BRASIL

A Pastoral da Saúde é toda a ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. É a ação libertadora de Cristo presente no mundo na área da saúde, em três dimensões: solidária, comunitária e político-institucional.

A assistência aos enfermos como Pastoral no Brasil, teve um olhar de esperança em 1922 com a chegada de três religiosos Camilianos. 

Estabeleceram-se em São Paulo. Juntaram-se a eles, um grupo de jovens brasileiros, que depois de tempo de formação, assumiram a vida religiosa e o ministério junto aos doentes e, assim, veio se desenvolvendo o trabalho da Pastoral da Saúde, que no início foi conhecida como Pastoral do Enfermo. 

Em 09 de Maio de 1986, a Pastoral da Saúde foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo organismo de ação social e sociedade cívico-religiosa, organizada por tempo indeterminado e com sede itinerante (acompanha o coordenador nacional), sem fins lucrativos, legalmente constituída por Estatuto e Regimento Interno próprios e que desenvolve o seu trabalho em três áreas de atuação: Solidária, Comunitária e Político-Institucional. 

A Pastoral da Saúde foi compreendida em Aparecida (2007) como sendo, ‘‘a resposta às grandes interrogações da vida, como sofrimento e a morte, à luz da morte e ressurreição do Senhor’’ e, empenha-se em evangelizar com renovado ardor missionário no mundo da saúde, e contribuir para construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida. 

A Pastoral da Saúde acontece em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde.

[FONTE: Pastoral da Saúde CNBB]

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook