Pastoral Familiar: evangelizando pessoas por meio da família

10 agosto, 2020

Famílias cuidando de famílias! Essa é a missão da Pastoral Familiar que atua hoje em 78 paróquias na Arquidiocese de Vitória e possui uma média de 250 a 300 agentes em cada uma das 6 Áreas Pastorais: Vila Velha, Vitória, Serra/Fundão, Serrana, Benevente e Cariacica/Viana.

Ela está dividida em 3 setores: Pré-Matrimônio, que trabalha por exemplo com a preparação dos noivos para o casamento; Pós-Matrimônio que promove o Encontro de Espiritualidade para Casais e cuida das famílias jovens com até 5 anos de casamento; Casos Especiais, que atua junto das pessoas que estão em nova união, viúvos, famílias de imigrantes e famílias com dependentes químicos. Além disso, possui um núcleo de formação e espiritualidade (INAPAF) que atua exclusivamente na preparação para os agentes que desenvolvem as atividades na Pastoral Familiar.

Fábio Reis é casado com Joelma Reis há 21 anos e eles são o Casal Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Familiar. Ele explica que existe uma comissão na Arquidiocese que agrupa os casais vice coordenador, secretário e os coordenadores de cada um dos setores de trabalho. Uma vez por mês eles se reúnem com os coordenadores das áreas.

“Então a gente faz todo esse caminho, o conhecimento não para na gente. O conhecimento é distribuído em todas as áreas, todas as paroquias e todas as comunidades. E o nosso desafio é fazer com que a informação, a formação que vem a nós pela Regional Leste II, chegue até aquele agente que trabalha em sua comunidade”.

Para Fábio, a vocação familiar é um chamado, muitas pessoas não têm essa vocação e existem outros caminhos para elas na Igreja. Mas para aqueles que se decidirem pela família, o trabalho da pastoral é reforçar que eles serão felizes, pois este é um projeto de Deus.

“O papel da Pastoral Familiar é esse: dizer para todas as pessoas, para todos os casais e para todos os filhos que é bom demais ser família. E este filho entende, participa com a gente. Não é uma pastoral só de casal é uma pastoral de família e isso que é mais importante.”    

A Pastoral Familiar foi fundada após a promulgação da exortação apostólica “Familiaris Consortio” – A Missão da Família no Mundo de Hoje, no Sínodo dos Bispos, nos anos 80. Sua criação tem o sentido de evangelizar cada pessoa por meio da família, atuando com misericórdia, acolhimento, integração, defendendo a vida e os valores cristãos, valorizando o sacramento do matrimônio e formando Igrejas domésticas e comunidades de amor.

Pastoral Familiar na Arquidiocese de Vitória

Área Vila Velha – Coordenadores: Tarcísio e Leny

Total: 19 paróquias com implantação da Pastoral Familiar.

Área Serrana – Coordenadores: Antônio e Rosa

Total: 8 paróquias. 6 implantadas. 1 em restruturação. 1 em implantação.

Área de Vitória Coordenadores: Paulo e Gina

Total: 12 Paróquias. 11 implantadas. 1 em restruturação.

Área Serra/Fundão – Coordenadores: Wemerson e Lacy

Total: 17 Paróquias. 15 implantadas. 2 em reestruturação.

Área Benevente – Coordenadores: Leley e Milena

Total: 10 paróquias com implantação da Pastoral Familiar.

Área Cariacica/Viana – Coordenadores: Ananias e Eliedina

Total: 17 paróquias com implantação da Pastoral Familiar. 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook