RCC realiza novena nas áreas

19 maio, 2021

A Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese de Vitória está realizando desde o último dia 14 de maio, uma novena de Pentecostes nas áreas pastorais de Vila Velha, Serra-Fundão, Serrana, Cariacica-Viana, Vitória e Benevente. Como são nove dias, a área Cariacica-Viana foi dividida em duas e foram contemplados também os Ministérios de Formação e da Família da RCC.

A cada dia de 19h30 às 21h, acontece a novena com transmissão pelas redes sociais da RCC: Youtube e Facebook. Um padre representante de cada área foi convidado para participar do momento de oração. O Conselho Arquidiocesano organizou toda a programação e leva até as paróquias destes padres a equipe de música e os equipamentos para que a transmissão aconteça.

De acordo com Suely Batista da Silva, Coordenadora da RCC em Vitória, a decisão de fazer a novena desta maneira surgiu de uma reunião em que o Conselho Arquidiocesano, em um momento de oração e de escuta, sentiu que deveriam realizar uma transmissão ao vivo, cada dia com um padre da Arquidiocese.

“Isso foi no início deste ano e nós fizemos como Nossa Senhora. Guardamos em nosso coração, pois sentimos que aquele não era o momento. E quando chegou a orientação para a Novena de Pentecostes percebemos que era a hora. A identidade da RCC é baseada em um tripé: batismo do espírito, vivencia dos carismas e vida fraterna. E Pentecostes faz parte deste carisma e todos os anos nos vivemos profundamente este tempo”.

E ainda estando em pandemia e não podendo haver aglomeração a RCC se organizou para fazer esta programação nas áreas, onde o Conselho Arquidiocesano tem grande representatividade: são quatro conselheiros por área, somando 28 conselheiros; além do secretário-geral e da presidência, totalizando 30 pessoas.

“Então pensamos porque não fazer nas áreas pastorais? Essas 4 pessoas, estes 4 conselheiros, fazem as transmissões, cada dia em sua respectiva área e convidam um sacerdote da sua área para estar junto. O tempo estava curto para organizar, mas aquilo que é de Deus o coração de Deus encaminha. Começamos a nos organizar e como vivemos muito profundamente a Novena de Pentecostes, neste período paramos tudo para que nosso foco seja a novena. Normalmente neste período não acontece grupo de oração, reunião, formação e nem nada”.

Nos anos anteriores a Renovação Carismática realizava a Novena de Pentecostes conforme acontecem os círculos bíblicos, nas casas, visitando as famílias. Mas com a pandemia tudo mudou. Desde o ano passado os grupos de oração fazem as transmissões das reuniões pelas suas redes sociais ou pelas redes das paróquias e a orientação é que nestes dias também fizessem somente a transmissão da novena, como um sinal de unidade.

“É isso que o Espírito faz, ele une. Pentecostes foi isso, veio o espírito fez aquele barulho, aquele estrondo, pessoas de diversos lugares que falavam cada um a sua língua, mas que se entendiam. Então o Espírito Santo promove a unidade e sentimentos que precisávamos promover isso principalmente neste momento”.

A novena de Pentecostes continua hoje e nos próximos dias e a programação segue abaixo. No domingo será realizada uma tarde de louvor no Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha. Suely afirma que esta também foi uma inspiração de Deus e os freis que administram o Santuário acolheram a ideia e abriram as portas. A partir das 15h começará o louvor e o encerramento será com a missa, às 17h, também transmitida pelas redes sociais. Neste dia será possível a participação dos fiéis de forma presencial, respeitando os protocolos sanitários, mas é necessário fazer a inscrição previamente neste link.

19/05/21 (quarta-feira) as 19:30 as 21:00hs – Área Cariacica
6º. DIA – “Nós os ouvimos publicar as maravilhas de Deus” (At 2, 11)
Local: Paróquia Virgem Maria (Itacibá)
Padre: Hadeleon Santana

20/05/21 (quinta-feira) as 19:30 as 21:00hs – Área Vitória
7º. DIA – “A promessa é para todos os que ouvirem o apelo do Senhor, nosso Deus” At 2, 39)
Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças – Matriz São Sebastião (Jucutuquara)
Padre: Fernando Souza

21/05/21 (sexta-feira) as 19:30 as 21:00hs – Ministério Família
8º. DIA – “Todos os fiéis viviam unidos” (At 2, 44)
Local: Casa de Maria
Padre: Adriano Francisco de Souza

22/05/21 (sábado) as 20:00 hs – Área Benevente
9º. DIA – “Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra!”
Local: Paróquia São Pedro (Guarapari)
Padre: Rafael Martins

DIA DE PENTECOSTES
23/05/21 (domingo)
Local: Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha
Horário: 15:00 até 16:30 hs

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por