Sacrosanctum Concilium: A Arte e os Objetos Sagrados

24 julho, 2023

Encerrando a etapa do “Formando Discípulos Missionários de Jesus à luz da Sacrosanctum Concilium”, o último encontro de reflexão que deve acontecer entre os dias 23 e 29 de julho trata da “Arte Sacra e os Objetivos Sagrados”. Como o Concílio Vaticano II enxergou a realidade e propôs mudanças para a Igreja relacionados a arte, um meio de levar os cristãos a ter um contato maior com o Sagrado?

“A arte sacra mudou completamente as características da nossa Igreja. Jesus veio para aproximar o povo dele, para aproximar o povo de Deus e se tinha muito isso presente na época de Cristo, nos primeiros cristãos, na era patrística e aí depois acabou que o povo foi afastando o Cristo dele, nossas próprias igrejas, os templos foram construídos de uma forma e que se ficava muito distante. Inclusive o acesso à Cristo era tão privilegiado segundo a visão do povo, que nem se tinha mais o Cristo no centro, era colocado o santo padroeiro no centro da igreja e aí foram enchendo as Igrejas de muitas informações”, destaca padre Rodrigo Chagas, Coordenador da Comissão Arquidiocesano de Liturgia.

As normas sobre a Arte Sacra a partir do Concilio Vaticano II vieram para mudar bastante essa realidade. “Foi pedido que as Igrejas fossem mais sobreas, não se excluindo o que já tinha, mas que a partir deste momento, as igrejas construídas que fossem mais sobreas, que Cristo seja o centro, então a cruz ou o Ressuscitado ficam no Centro, o altar vai para o meio do povo, para que possam sentar ao redor da mesa e se sintam realmente sentando na mesa de uma refeição, junto como irmãos”.

Padre Rodrigo encerra destacando que o documento também pede que os objetos sagrados possam ser de forma mais sobreas, as próprias alfaias e materiais litúrgicos que são usados, porém sempre dignos. “Tem que ser sempre um material muito digno daquilo que representa que é o sagrado”.

Acesse aqui o livro completo Formando Discípulos Missionários de Jesus – À luz da Sacrosanctum Concilium

Ouça a explicação do Padre Rodrigo Chagas sobre o oitavo encontro: “A Arte e os Objetos Sagrados”.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook