Santos irmãos Marta, Maria e Lázaro

29 julho, 2021

Hoje, 29 de julho, a Igreja celebra pela primeira vez, juntos como Santos, os três irmãos de Betânia, descritos nos Evangelhos, Marta, Maria e Lázaro. A decisão foi apresentada por meio de um decreto que foi promulgado pelo Papa Francisco, em 02 de fevereiro de 2021, conferindo assim a memória dos três irmãos de Betânia juntos no mesmo dia.

Ficou estabelecido no decreto que “é com esta denominação, que esta memória deverá figurar em todos os Calendários e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas”. O texto ainda nos faz recordar que “na casa de Betânia o Senhor Jesus experimentou o espírito de família e a amizade de Marta, de Maria e de Lázaro. Por isso, o Evangelho de São João afirma que Ele os amava”. E a descrição do texto complementa ainda: “Marta ofereceu-Lhe generosamente hospitalidade, Maria ouviu atentamente as suas palavras e Lázaro saiu de imediato do sepulcro a convite d’Aquele que aniquilou a morte”.

Como é sabido, de acordo com o Calendário Romano, somente Santa Marta está inscrita em 29 de julho. Esse fato é reconhecido pelo Vaticano no decreto, onde reconhecem que durante muito tempo houve uma “tradicional incerteza da Igreja latina sobre a identidade de Maria – a Madalena, a quem Cristo apareceu após a sua Ressurreição, a irmã de Marta, a pecadora a quem o Senhor perdoou seus pecados”. Porém, com estudos ao longo do tempo essa questão foi resolvida.

Diante disso, o Papa Francisco “considerando o importante testemunho evangélico dos três irmãos, que ofereceram ao Senhor Jesus a hospitalidade da sua casa, prestando-lhe uma atenção dedicada, e acreditando que Ele é a ressurreição e a vida” decidiu que o dia 29 de julho fosse inscrito no calendário Romano Geral como memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro.

Na área de Vila Velha, algumas comunidades e paróquias irão celebrar pela primeira vez, hoje 29/07, esta memória. São elas:

Paróquia São João Paulo II – 19h30 

Comunidade Imaculada Conceição

Endereço: Av. Saturnino Rangel Mauro, 226, Praia de Itaparica / Vila Velha

 

Paróquia Nossa Senhora das Graças – 12h15

Endereço: Rua: Itáiabaia nº 495, Coqueiral de Itaparica / Vila Velha

 

Paróquia São Francisco de Assis – 19h30

Endereço: Rua Dr. Jair de Andrade – s/nº, Itapuã / Vila Velha  

Site: https://portadeassis.com.br/

 

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 19h30

Endereço: Rua 15 de novembro s/n, Praia da Costa / Vila Velha – ES

Site: https://nspsocorro.com.br/ 

 

Paróquia Santa Cruz – 19h30 

Endereço: Rua Cristalina nº 796, Vale Encantado / Vila Velha – ES

 

Paróquia Santa Mãe de Deus – 19h30

Comunidade Nossa Senhora da Penha 

 

Para participar das celebrações é necessário o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, respeitar as demarcações dos bancos bem como o distanciamento social.  

Santa Marta, Santa Maria e São Lázaro: Rogai por nós!

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook