São Miguel o arcanjo defensor nos combates

29 setembro, 2020

O dia dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel é comemorado nesta terça-feira (29). A Igreja herdou do antigo testamento a devoção a estes protetores e intercessores dos fiéis no céu. Um dos arcanjos que é fortemente lembrado hoje, pelo encerramento dos 40 dias de quaresma em oração e preparação para a festa, é São Miguel que derrotou o diabo em combate e é considerado o chefe dos anjos, protetor do trono celeste e de todo o povo. O nome Miguel significa “quem como Deus”.

 

Na Arquidiocese de Vitória uma paróquia é dedicada a esse padroeiro e está localizada no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano. É uma paróquia recente, criada no dia 14 de dezembro de 2014, mas segundo o pároco padre Josemar Stein, a vila tem uma devoção de mais de 100 anos a São Miguel, e possuía uma capela com uma imagem trazida pelos italianos para o local.

 

A Paróquia tem 18 comunidades com seus conselhos e mais 6 capelas que uma vez por ano são visitadas. São 4 comunidades localizadas em Marechal Floriano e as outras 14 em Alfredo Chaves. Mais de 80% dos fiéis são italianos, e os outros são de origem alemã.

 

Padre Josemar explica que devido a pandemia muitas coisas precisaram ser adaptadas na festa deste ano, mas ele destaca um fato inusitado. Há um mês e meio em suas orações ele pensou em algo que marcasse esse tempo de Covid-19 e daí surgiu a ideia da confecção de um anjo todo em aço escovado, que marca o enfrentamento que a humanidade atravessa nessa pandemia.

 

“Esse anjo foi inaugurado domingo, depois de uma caminhada penitencial de 7 km, em que nós pedimos que cesse esse momento de pandemia. Logo após aconteceu uma missa. Esse monumento tem uma base que representa o mundo com os quatro pontos cardeais; uma coluna que sustenta o anjo e representa o povo de fé; o anjo com suas asas longa representa o Arcanjo Miguel, intercedendo ao poder divino diante da fragilidade humana; a lança é a luta do bem contra o mal e a bola aos pés do anjo representa o coronavírus sendo atacado pelo poder de Deus.

 

O pároco reforça que São Miguel Arcanjo tem uma devoção muito forte no mundo inteiro e a Quaresma de São Miguel tem crescido cada vez mais entre os cristãos. Entre as festividades do padroeiro hoje pela manhã já aconteceu a Santa Missa na Igreja Matriz com unção dos enfermos e as 19:30 será celebrada a missa solene em honra a São Miguel Arcanjo na praça que fica em frente à Igreja matriz.

 

Comunidade São Miguel Arcanjo

 

No bairro Santa Martha, em Vitória, também existe uma comunidade dedicada a São Miguel Arcanjo que foi instituída no ano de 2002 e faz parte da Paróquia São José, de Maruípe. Claudia Patrícia Ribeiro é catequista, coordenadora da equipe de música e coroinhas e esposa do Marcelo que é Coordenador da Comunidade. Ela conta que a comunidade é pequena e se reunia no Centro Comunitário antes de ter a capela.

 

“A nossa festa de são Miguel Arcanjo é celebrada de uma maneira peculiar. Porque São Miguel além dos festejos e da novena tem a quaresma que começa no dia 15 de agosto. Então a nossa comunidade em tempos normais, fora da pandemia, acaba fazendo 50 dias de festa. Começamos com a quaresma e depois fazemos a novena de São Miguel e a festa do padroeiro com a comunidade se reunindo por 50 dias direto sem interrupção”.

 

Mas neste ano tudo precisou ser adaptado e de acordo com Claudia Patrícia ela e sua família realizaram a quaresma de forma virtual, transmitindo pelas redes sociais para que os outros membros da comunidade participassem, pois a igreja permanece fechada por ser bem pequena.

 

A quaresma virtual começou na Assunção de Nossa Senhora e terminou no dia 24 de setembro. Nos dias 25, 26, 27 e 28 realizaram um quaternário e hoje acontece a missa festiva do padroeiro na Igreja matriz de São José com a participação do povo, em lugares marcados e tomando as medidas de higiene necessárias. A transmissão também será feita pelos canais da comunidade: https://www.youtube.com/channel/UC6go13SAOGJLj3Gg9biJAMA, https://www.facebook.com/ComunidadeSaoMiguelArcanjo.ParoquiaSaoJose e https://www.instagram.com/comunidade.sao.miguel.arcanjo/

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por