Sínodo

A Arquidiocese de Vitória se prepara para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. O tema escolhido para este Sínodo, que foi aberto nos dias 9 e 10 de outubro, foi: “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. A primeira fase do Sínodo é o processo de escuta do povo de Deus, nas dioceses do mundo inteiro e, em comunhão com toda a igreja, nossa Igreja Particular de Vitória inicia essa fase. 

Sínodo é uma palavra grega “syn-hodos” – cujo significado é “fazer juntos o caminho” ou “caminhar juntos”. 

O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (Discurso do Papa Francisco, Cinquentenário da Instituição do Sínodo dos Bispos, 17 de outubro de 2015). 

Ao responder a estas questões, é útil recordar que “caminhar juntos” ocorre de duas formas profundamente interligadas. Primeiro, caminhamos uns com os outros como Povo de Deus. Depois, caminhamos juntos como o Povo de Deus juntamente com toda a família humana. Estas duas perspetivas enriquecem-se mutuamente e são úteis para o nosso discernimento comum no sentido de uma comunhão mais profunda e de uma missão mais frutuosa. 

As perguntas que acompanham cada uns dos dez temas seguintes podem ser utilizadas como ponto de partida ou orientação útil. Cada paróquia ou grupo eclesial não deve ter como objetivo fazer a cobertura de todas as questões, mas deve discernir e concentrar-se nos aspetos da sinodalidade mais pertinentes para o seu contexto. Os participantes são encorajados a partilhar as suas experiências da vida real com honestidade e abertura e a refletir em conjunto sobre o que o Espírito Santo estará a revelar através do que partilham uns com os outros. 

A conversação e o diálogo não têm necessariamente de estar limitados às perguntas que se seguem: 

Passo 1 de 12

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por