Você tem um onomástico?

17 novembro, 2020

A palavra pode parecer estranha, de difícil entendimento. Onomástico é uma expressão grega que significa “do seu nome” por tanto, “santo Onomástico” significa o “Santo do seu nome”. Por exemplo: hoje é dia de Santa Isabel, todas as pessoas que possuem o nome de Isabel comemora o dia onomástico no dia de hoje; o Papa Francisco cujo o nome é Jorge Mário Bergoglio, comemora seu onomástico no dia de São Jorge no dia 23 de abril. Neste ano, devido a pandemia da Covid-19 Papa Francisco comemorou o dia de seu onomástico entregando respiradores e material de saúde, a hospitais na cidade de Suceava, na Romênia.

O onomástico é uma comemoração ligada às religiões católica e ortodoxa. Acontece desde a Idade Média, quando grandes festas eram celebradas em homenagem aos santos no dia do aniversário de sua morte ou nascimento. Acreditava-se que o Santo com o seu nome seria como seu modelo, uma inspiração para quem tivesse o nome dele, por isso muitos pais escolhiam nomes baseados na história de vida dos santos.

Maria, José e Ana são os nomes mais comuns no Brasil, segundo pesquisa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico 2010. Maria está na identidade de 11,7 milhões de brasileiras. José, na de 5,7 milhões. O terceiro nome mais comum é Ana, com cerca de 3 milhões de pessoas. Pessoas com esses nomes são privilegiadas pois seus onomásticos são os pais de Jesus e a avó de Nossa Senhora que se chamava Santa Ana.

Conforme os dados do IBGE, muitos homens recebem o nome de José, como é o caso de José Carlos Soares se sente muito feliz por ter recebido o nome de um grande santo, exemplo de homem e entrega a Deus. “Sinto-me feliz por ter o nome de José, o pai de Jesus, acredito que quando conhecemos a vida do santo, cujo nome levamos, somos motivados buscar uma santidade de vida e desperta dentro de nós uma vontade de ter uma vida austera como ele vivia”.

Já Terezinha de Cássia Pereira, que possuiu em seu nome de duas onomásticas, relata que recebeu seu nome devido uma promessa feita por seus pais a Santa Terezinha do Menino Jesus e a Santa Rita de Cássia, por conta de um parto complicado. “Meus pais sem saber fizeram promessas a cada uma das santas e para agradar ambas resolveram fazer a junção das duas santas no meu nome. Sou muito feliz por ter esse nome e saber que as tenho como minhas amigas e agora sabendo que são minhas onomásticas. Conto sempre com a intercessão de cada uma delas”.

Com o passar do tempo o costume de festejar o dia do santo foi perdendo a tradição e importância. Tenha curiosidade e busque pelo seu onomástico, conheça a vida e história dele e percorra um caminho de santidade como ele percorreu fazendo dele um exemplo de vida e um intercessor. 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por