100 anos da Catedral Metropolitana de Vitória

De 1º a 8 de setembro de 2020, à Catedral Metropolitana de Vitória celebra a sua padroeira e também o centenário de início da sua construção. Com o tema “Senhora da Vitória, tua força queremos pedir”. A Catedral Metropolitana, no Centro de Vitória, terá uma semana repleta de orações, devoção e fé. Por conta da pandemia, os festejos serão realizados também pelas redes sociais para que as pessoas possam acompanhar os momentos devocionais, missas e lives musicais.

Para o padre Renato Criste, pároco e cura da Catedral Metropolitana, esta celebração marca um momento especial na vida da Igreja e de cada fiel que passa pela Catedral, sendo o segundo monumento religioso mais visitado do Espírito Santo. “Nesse ano de 2020 temos duas grandes motivações: à festa da padroeira, mas também o centenário de início das obras de construção da Catedral. Maria nos apresenta as alegrias, o próprio Jesus; para nos motivar ainda mais, e a vivermos essa festa, com uma configuração diferente, mas com a mesma fé. Por isso, pedimos a força de Maria para superar este tempo de pandemia. Toda a programação já está disponível nas redes sociais da Catedral Metropolitana”, destaca.

Para a noite do dia 7 de setembro, seis padres da Arquidiocese de Vitória (Anderson Gomes, Renato Criste, Hadeleon Santana, Fernando Souza, Jacqueson Pimentel, Diego Azevedo), farão uma live homenageando à Catedral Metropolitana pelos seus 100 anos com um show intitulado “Além do Altar”. As tradicionais canções católicas, músicas populares, entre outras surpresas. 

Padre Renato Criste ressalta que a live “Além do altar”, traz uma experiência dos novos areópagos de evangelização. “Como sugere o próprio nome da live “além do altar” padres cantam músicas populares e religiosas numa homenagem aos capixabas e à Catedral, importante monumento seja pelo aspecto religioso quanto pelo aspecto arquitetônico e cultural”.

Nossa Senhora da Vitória

Em 31 de março de 1967, o então prefeito de Vitória, Setembrino Pelissari, decretou como feriado religioso no município o dia 08 de setembro (Lei n° 1.732, de 1967), data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora da Vitória. Uma Imagem de Nossa Senhora da Vitória, foi trazida pelos colonizadores portugueses para o Brasil, especialmente para a “Vila do Espírito Santo”, e aqui se tornou a Padroeira da Capital Capixaba. A Senhora da Vitória, além de ter se tornado a padroeira da Cidade de Vitória, também é do Estado do Piauí, de São Luís (MA) e Vitória da Conquista (BA).

A história de devoção à Nossa Senhora da Vitória é uma marca do povo capixaba, que sempre festeja com fervor e alegria a Festa em honra à Padroeira. Em 1958 a então Diocese do Espírito Santo recebeu o título de Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, título concedido pelo Papa Pio XII, e em seguida originou a criação das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e anos depois a de Colatina.

Centenário do início das obras 

A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. O projeto inicial era de Paulo Motta (o mesmo que projetou o Parque Moscoso) e foi se modificando com o passar dos anos, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.

Ela ocupou o lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade. Era uma igreja de estilo colonial, que começou a ser edificada em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova, no período do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Com a criação da Diocese do Espírito Santo (1895) e a nomeação do primeiro bispo, Dom João Batista Correia Nery, a igreja recebeu o título de Catedral. Posteriormente, deteriorada e considerada pequena demais para comportar o crescente número de fiéis, foi demolida com o intuito de ser substituída por uma igreja maior, de acordo com o desejo de modernizar a capital do estado.

Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984. Destaca-se no ambiente por sua imponência e por possuir arquitetura eclética com característica neogótica. Tem como destaque os maravilhosos vitrais de suas paredes.

OITAVÁRIO DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA 2020

100 ANOS DO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA DE VITÓRIA

Tema: “Senhora da Vitória, tua força queremos pedir”

PROGRAMAÇÃO 

01/09 – TERÇA-FEIRA

12h – Missa

17h30 – Momento devocional

18h – Missa com o Pe. Zaelton Costa

02/09 – QUARTA-FEIRA

12h – Missa  

17h30 – Momento devocional

18h – Missa com o Pe. Diego Azevedo

03/09 – QUINTA-FEIRA

12h – Missa

17h30 – Momento devocional

18h – Missa com o Pe. Jacqueson Pimentel

04/09 – SEXTA-FEIRA

12h – Missa

17h30 – Momento devocional

18h – Missa com o Pe. Marcelo Margon

05/09 – SÁBADO

17h30 – Momento devocional

18h – Missa com o Pe. Hadeleon

20h – Live Show (A confirmar o artista)

06/09 – DOMINGO

8h – Missa  

16h – 2º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens 

17h30 – Momento devocional 

18h – Missa com Padre Altamiro 

07/09 – SEGUNDA-FEIRA

17h30 – Momento devocional

18h – Missa pela pátria com o Pe. Anderson Gomes 

20h – Live “Para Além do Altar” – Padres Cantam “100 anos de Obras de Arte e Fé”

08/09 – TERÇA-FEIRA

09h – Missa Arquidiocesana Dom Dario Campos e padres da Arquidiocese

11h – Ofício de Nossa Senhora com o Seminário Nossa Senhora da Penha

17h – Missa Solene Paroquial com o Padre Renato Criste 

18h – Procissão com Imagem em Carro Aberto com a imagem de Nossa Senhora da Vitória pelas ruas do Centro de Vitória

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!