Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza (Bispo Auxiliar)

Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado do Espírito Santo, no dia 03 de novembro de 1969. Filho de Adelcio Louzada de Souza (in memorian) e de Maria Angélica Hemerly Lustoza de Souza, possui mais dois irmãos, Alessandro Lustoza de Souza e Sheila Mayra Lustoza Lovatti.

Ingressou no Seminário Bom Pastor, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para cursar o Ano Propedêutico e a Filosofia, em Fevereiro de 1992. Concluindo o curso de Filosofia em 1995, reconheceu o mesmo  pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ingressou no Seminário São João Maria Vianney, localizado em Vitória, a fim de cursar a Teologia no IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, concluindo o mesmo no ano de 1999.

Sua Ordenação Diaconal ocorreu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Ibatiba, aos 18 dias de dezembro de 1999. Já a sua Ordenação Presbiteral foi celebrada no Ginásio da Faculdade Camiliana, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 25 de março de 2000.

Após a ordenação diaconal, assumiu, como Administrador Paroquial, a Paróquia Senhora Sant´Ana em Apiacá até setembro de 2001. Momento no qual, foi enviado para Roma, a fim de iniciar o Mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana. A conclusão do Mestrado se deu em 2004, mesmo ano do início do seu Doutorado, concluído em 2009, na referida Universidade.

Em setembro de 2009, assumiu o encargo de pároco na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Itaipava, pelo período até 2016. De 2016 a 2021, exerceu o cargo de vigário paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos em Cachoeiro.

Após o seu retorno de Roma até o momento atual é professor de Teologia Bíblica no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia Dom Silvestre Luís Scandian. Leciona também no Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da Diocese de Governador Valadares – MG. Por fim, é professor e diretor acadêmico da Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro de Itapemirim. 

Ademais, na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim exerceu os cargos de Coordenador Diocesano de Pastoral de 2016 até 2021, Assessor Diocesano da Iniciação à Vida Cristã desde 2019 até 2021, fora membro do Conselho de Formadores, responsável pela Formação Pastoral do Seminário Maior, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Nos Regionais Leste 2 e 3 assumiu alguns serviços, tais como: Representante dos Coordenadores (Arq)Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 (2017 – até junho 2021), Assessor Teológico e de Formação Permanente dos dois Reginais e Assessor Teológico da Iniciação à Vida Crista do Regional Leste 3.

No dia 22 de dezembro de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo Titular de Tituli di Numidia e Auxiliar para a Arquidiocese de Vitória. Sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2022, pelas mãos consecratórias de de Dom Dario Campos (Arcebispo de Vitória), sendo co-consagrantes, Dom Luiz Mancilha Vilela (Arcebispo Emérito de Vitória) e Dom Luiz Fernando Lisboa (Arcebispo-Bispo de Cachoeiro de Itapemirim) na Catedral de São Pedro em Cachoeiro. Sua apresentação e acolhida como Bispo Auxiliar de Vitória se deu em solene cerimônia no dia 04 de março de 2022, na Catedral Metropolitana.