Notícias – Dep. Pastoral / Vicariato

A Rede de Ações Permanente de Combate à Fome Paz e Pão, em parceria com a Cáritas Regional do Espírito Santo e com apoio

A Rede de Ações Permanente de Combate à Fome Paz e Pão, em parceria com a Cáritas Regional do Espírito Santo e com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realizará a certificação dos participantes do Projeto Costurando Vidas, iniciativa voltada à qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Vitória. A celebração acontecerá no dia 24 de julho, no Colégio Agostiniano, no Centro de Vitória.

O projeto nasceu a partir de uma emenda parlamentar federal destinada ao combate à fome e foi desenvolvido pela Rede Paz e Pão como uma estratégia de promoção da autonomia e da inclusão produtiva. A iniciativa ofereceu formação completa em corte e costura para 50 participantes, com idades entre 16 e 65 anos, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e atendidos pelas ações da rede.

A proposta surgiu a partir de uma pesquisa realizada pela Campanha Paz e Pão em 2022, junto a 1.474 famílias beneficiadas por ações de combate à fome. O levantamento apontou que 87,5% dos entrevistados estavam desempregados e revelou uma forte demanda por cursos de qualificação profissional, especialmente nas áreas de costura, alimentação, beleza e serviços.

Mais do que ensinar uma profissão, o Costurando Vidas buscou criar oportunidades concretas de geração de trabalho e renda, fortalecendo o empreendedorismo e contribuindo para a construção de novos projetos de vida. Durante o curso, os participantes tiveram acesso a toda a estrutura necessária para a formação, incluindo máquinas de costura, insumos, materiais didáticos, acompanhamento técnico e espaços adequados para as atividades.

As ações foram desenvolvidas em comunidades atendidas pelas paróquias Nossa Senhora da Esperança, em Cidade Continental, Serra, e Bom Jesus, em Vista Dourada, Cariacica. Neste último município, o projeto contou com a parceria da Casa Sol – Associação de Artes e Costumes, que disponibilizou suas instalações para a realização das aulas.

Ao todo, foram adquiridas 20 máquinas de costura e mais de 1.300 itens de insumos para o desenvolvimento das atividades. Após a conclusão do projeto, os equipamentos permanecerão nas comunidades, possibilitando a continuidade dos trabalhos e a formação de grupos produtivos capazes de gerar renda e fortalecer a economia local.

Serviço
Evento: Certificação do curso de corte e costura do Projeto Costurando Vidas
Data: 24 de julho de 2026
Horário: 19h
Local: Colégio Agostiniano – Rua Thiers Velloso, 125, Centro, Vitória (ES), CEP 29010-570

O Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica realizará, no dia 15 de julho, mais uma edição do RECRIPAM, encontro que reúne crianças,

O Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica realizará, no dia 15 de julho, mais uma edição do RECRIPAM, encontro que reúne crianças, adolescentes, jovens e educadores dos projetos sociais da Arquidiocese em uma programação marcada pela convivência, recreação, formação e cidadania. O evento acontecerá das 8h às 12h, no Ginásio do Colégio Salesiano, em Vitória, com entrada pela Avenida Beira Mar.

Reconhecido por proporcionar experiências aos participantes, o RECRIPAM chega em 2026 com o tema voltado ao cuidado com o meio ambiente. Inspirado pelo lema “O meio ambiente está em nossas mãos”, o encontro pretende despertar nas crianças e adolescentes a consciência sobre a importância da preservação ambiental e da responsabilidade coletiva na construção de um futuro mais sustentável.

A programação contará com um circuito de atividades recreativas e educativas organizadas por faixa etária, promovendo momentos de diversão, aprendizado e integração entre os diversos projetos sociais da Arquidiocese de Vitória. Além das brincadeiras e dinâmicas, os grupos também poderão apresentar atividades culturais, como peças teatrais e apresentações musicais relacionadas ao tema ambiental.

O RECRIPAM reforça o compromisso da Igreja com a formação integral de crianças e adolescentes, estimulando valores como solidariedade, cuidado com a criação, respeito ao próximo e participação comunitária. Mais do que um evento recreativo, o encontro é uma oportunidade de fortalecer vínculos, compartilhar experiências e promover a educação para a cidadania.

Serviço

RECRIPAM 2026
Data: 15 de julho de 2026
Horário: das 8h às 12h
Local: Ginásio do Colégio Salesiano – entrada pela Avenida Beira Mar, Vitória/ES

O III Simpósio de Liturgia da Arquidiocese de Vitória, que acontece sexta-feira á noite e sábado (26 e 27 de junho), traz para reflexão

O III Simpósio de Liturgia da Arquidiocese de Vitória, que acontece sexta-feira á noite e sábado (26 e 27 de junho), traz para reflexão o tema: A Música e os Tempos Litúrgicos. As inscrições foram feitas pelas paróquias e o local do evento é o Centro de Estudos Dom Silvestre Scandian, na Enseada do Suá.

“A música é parte integrante da ação litúrgica”, disse o assessor, Clayton Júnior Dias, professor e pós-doutor, que se apresenta como doutor em música, maestro e gregorianista. Por isso, o Simpósio não é destinado apenas aos músicos, mas a todos os membros das equipes litúrgicas.

A proposta é de que o Simpósio aconteça a cada dois anos, disse pe. Rodrigo Chagas, coordenador da Comissão para a Liturgia, intercalando com o Simpósio de Catequese, que acontece também a cada dois anos.

A Arquidiocese organiza diversas formações sobre liturgia e canto litúrgico nas áreas pastorais e paróquias ao longo do ano. Perguntamos a pe. Rodrigo qual a diferença dessas formações e o Simpósio:

Pe. Rodrigo: As nossas formações de litúrgicas, geralmente, são direcionados à pastoral na paróquia, para responder às necessidades particulares de nossas realidades paroquiais e de Arquidiocese. Elas abrem para uma visão geral litúrgica, porém, leva em conta a cultura local, a partir da nossa realidade. Já o Simpósio, é um evento mais acadêmico. Um evento que traz um tema específico. No caso desse ano, o assunto é a música litúrgica e nós vamos trazer aquilo que a Igreja diz a partir dos últimos estudos, o que temos de mais novo nos estudos de música litúrgica. Esse é o diferencial das nossas formações de liturgia para o Simpósio.

A proposta do Simpósio é sempre trazer atualidades dos Documentos da Igreja sobre temas relacionados à Liturgia.

Para animar a jornada foi convidado o professor Clayton Dias, que já esteve na Arquidiocese para outras formações de música litúrgica e assim participar do lançamento do hinário litúrgico arquidiocesano, o Cantai que foi atualizado e reeditado.

Pe. Rodrigo explica porque Clayton Dias é o convidado.

Pe. Rodrigo: O professor Cleiton é de Campinas, uma pessoa muito conceituada na música litúrgica, ligado à CNBB. Ele foi o responsável pelas melodias, e toda a parte de música litúrgica da nova edição do Missal Romano. É regente de um grande coral, do Coral Arquidiocese de Campinas, e um estudioso da música litúrgica e grande professor que percorre todo o Brasil. Ele fala a mesma linguagem dos nossos bispos, da nossa Conferência Nacional.

Já conhecido nosso. Clayton será acolhido mais uma vez para compartilhar seus conhecimentos e experiência e certamente jogará luzes que irão orientar nossas equipes de liturgia.

Perguntamos a pe. Rodrigo o que se espera como resultado desta iniciativa.

Pe. Rodrigo: Hoje, na questão música católica, nós encontramos diversos estilos e formas, ritmos. E quando se misturam numa celebração podem não ajudar a vivência daquele momento.

Às vezes, músicas que não são litúrgicas, estão sendo colocadas dentro da liturgia, ou às vezes as pessoas não conseguem, por exemplo, colocar o mesmo ritmo na liturgia. Às vezes colocamos uma música de um estilo, outra música de outro e acaba não tendo a função que lhe cabe.

Então a ideia é formar os nossos músicos, as nossas equipes de liturgia, não só os músicos, mas a liturgia de forma geral. A música é parte da liturgia e a equipe de liturgia, sabe que tudo no ato litúrgico deve nos levar à oração. Não simplesmente uma questão pessoal, mas que realmente toda a comunidade possa ter um encontro com Deus. A liturgia tem que nos levar até a comunidade e levar a comunidade a ter esse encontro com Deus.

A Arquidiocese de Vitória promoverá, no dia 1º de agosto de 2026, o Encontro Arquidiocesano de Coroinhas e Cerimoniários, reunindo crianças, adolescentes, jovens e

A Arquidiocese de Vitória promoverá, no dia 1º de agosto de 2026, o Encontro Arquidiocesano de Coroinhas e Cerimoniários, reunindo crianças, adolescentes, jovens e coordenadores que exercem o serviço ao altar nas diversas paróquias da arquidiocese. O encontro acontecerá no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, das 7h30 às 15h, com início marcado pela celebração da Santa Missa às 7h30.

Com o tema “Senhor, fazei de nós instrumentos de Vossa paz!”, o evento visa fortalecer a espiritualidade, a convivência fraterna e a missão dos coroinhas e cerimoniários, valorizando o serviço fiel e generoso prestado por esses jovens à liturgia da Igreja.

Os coroinhas e cerimoniários desempenham um papel fundamental nas celebrações litúrgicas, auxiliando o sacerdote e contribuindo para que os ritos aconteçam com organização, beleza e reverência. Mais do que uma função prática, esse serviço é uma verdadeira escola de fé, onde crianças, adolescentes e jovens aprofundam sua relação com Cristo, aprendem o valor da oração, da responsabilidade e da participação ativa na comunidade eclesial. Ao servirem junto ao altar, tornam-se testemunhas do Evangelho e fortalecem seu compromisso com a Igreja, sendo muitas vezes incentivados a discernir sua própria vocação cristã.

O encontro arquidiocesano será para celebrar essa missão, promover a integração entre os grupos das diversas paróquias e renovar o entusiasmo daqueles que colocam seus dons a serviço da liturgia e da evangelização.

Segundo a organização, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo coordenador de cada comunidade ou paróquia, por meio de formulário online. O almoço será oferecido no formato marmitex, ao valor de R$ 30,00, mediante solicitação no ato da inscrição. Cada coordenação paroquial também é orientada a organizar o lanche de seus participantes.

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) realizou uma oficina especial em sintonia com a campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) realizou uma oficina especial em sintonia com a campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. O encontro foi marcado por momentos de formação, reflexão e partilha, fortalecendo o compromisso com a promoção da dignidade, do cuidado e da valorização da pessoa idosa.

Por meio de dinâmicas, palestras e diálogos, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre os direitos das pessoas idosas, refletindo sobre situações de cuidado, proteção e também sobre diferentes formas de violência que afetam essa população. A oficina destacou a importância da prevenção, da escuta atenta e do fortalecimento das redes de apoio para garantir um envelhecimento digno, saudável e participativo.

Além da formação, o encontro reforçou a missão dos agentes pastorais de atuar junto às pessoas idosas, suas famílias e comunidades por meio da visita domiciliar, da solidariedade e da defesa da vida. A atividade também proporcionou momentos de integração e fraternidade, renovando o entusiasmo dos participantes para a continuidade da missão pastoral.

A programação contou com a apresentação e condução das dinâmicas por Maria Angélica G. Lamberti e Lilia Celia Pereira Mascarenhas. A palestra principal foi ministrada por Germânia Menezes, facilitadora da UNAPI. Os participantes também vivenciaram a Oficina Abayomi, conduzida por Sônia Rosseto, pedagoga e escritora.

A mesa de abertura teve a participação de Juvacy dos Santos Monteiro, representante do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (COMID), e da Irmã Rita Cola, da Comissão para Promoção da Dignidade Humana da Arquidiocese de Vitória. O momento de mística foi conduzido por Maria Nelma Correia Lazzarin, do Regional Leste 3 da CNBB, e Adriana N. Oliveira Pinto, responsável pelas orientações pastorais.

A oficina contou ainda com o apoio da equipe técnica do Vicariato para Ação Social, representada por Rosana Montagner.

O programa Ciranda Pela Vida debateu em sua última edição sobre a Ecologia Integral, tema central do Junho Verde promovido pela Conferência Nacional dos

O programa Ciranda Pela Vida debateu em sua última edição sobre a Ecologia Integral, tema central do Junho Verde promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A apresentação foi conduzida por Beth Lopes e Adriana, que receberam a professora Tânia Maria Silveira, representante da Comissão Episcopal para Ecologia Integral e Mineração do Regional Leste 3.

Durante a entrevista, foram abordados os principais desafios ambientais da atualidade, a importância da Campanha Junho Verde e os ensinamentos do Papa Francisco presentes nas encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum. A convidada destacou a necessidade de fortalecer a consciência ecológica nas comunidades, lembrando que a crise ambiental está diretamente ligada às questões sociais, econômicas e à dignidade humana.

O programa também refletiu sobre os impactos das mudanças climáticas, a vulnerabilidade das populações mais empobrecidas diante dos desastres ambientais e a importância da participação cidadã na defesa de políticas públicas voltadas à proteção da Casa Comum.

Outro tema em destaque foi a exploração de sal-gema no Norte do Espírito Santo. A professora Tânia alertou para os riscos socioambientais da atividade, recordando o desastre ocorrido em Maceió (AL) e ressaltando a necessidade de estudos técnicos, fiscalização rigorosa e diálogo com as comunidades afetadas.

Escute aqui o programa completo.

A Arquidiocese de Vitória realiza neste sábado (20), no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa, o Encontro de Arquitetura e Arte

A Arquidiocese de Vitória realiza neste sábado (20), no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa, o Encontro de Arquitetura e Arte Sacra, reunindo arquitetos, artistas, agentes de pastoral, membros das equipes de liturgia e pessoas envolvidas na construção, reforma e organização dos espaços celebrativos das comunidades.

A assessoria do encontro está a cargo de Raquel Tonini Rosenberg Schneider, arquiteta, especialista em Arquitetura e Arte Sacra e integrante da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, que tem dedicado sua atuação à reflexão sobre os espaços celebrativos e sua relação com a participação da assembleia e a vivência do mistério cristão. Em sua reflexão, ela destacou que o espaço litúrgico deve favorecer a participação ativa da assembleia e manifestar o mistério celebrado.

“A liturgia não compreende a edificação material apenas como um abrigo funcional para atividades religiosas. O espaço sagrado possui uma dignidade que expressa e revela o próprio mistério da Igreja reunida”, afirmou.

Raquel ressaltou ainda que a arquitetura e a arte sacra não podem ser compreendidas a partir de gostos pessoais ou estilos artísticos, mas como um serviço à assembleia celebrante. Segundo ela, cada elemento do espaço deve ajudar os fiéis a mergulhar mais profundamente na experiência do encontro com Deus.

Durante sua exposição, a assessora recordou palavras do Papa Francisco dirigidas à junta construtora da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, sobre a missão dos espaços sagrados de “despertar do torpor os corações adormecidos”. Para ela, o impacto de uma igreja não está na riqueza dos materiais ou na grandiosidade dos ornamentos, mas naquilo que o espaço é capaz de manifestar e comunicar sobre o mistério de Cristo.

Para o arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Mezzari, iniciativas como esta contribuem para fortalecer a compreensão da liturgia e do papel evangelizador dos espaços celebrativos.

“A igreja não é apenas um local onde nos reunimos para celebrar. Ela é sinal visível da presença de Deus no meio do seu povo e expressão da comunidade reunida em Cristo. Refletir sobre arquitetura e arte sacra é refletir sobre a forma como acolhemos, evangelizamos e conduzimos os fiéis ao encontro com o mistério de Deus”, destacou o arcebispo.

Outro ponto abordado foi a relação entre o rito de dedicação de uma igreja e os sacramentos da iniciação à vida cristã. A palestrante explicou que o processo de dedicação de um templo, com a aspersão da água, a unção com o óleo do Crisma e a celebração da Eucaristia, expressa simbolicamente o mesmo caminho vivido pelo cristão no Batismo, Confirmação e Eucaristia.

Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, destacou a importância dos espaços celebrativos na formação da consciência vocacional e no processo de iniciação à vida cristã. Segundo o bispo, o espaço litúrgico tem uma função pedagógica e evangelizadora, ajudando os fiéis a compreenderem o mistério que celebram.

“O espaço litúrgico evangeliza, forma e acolhe. Ele deve ajudar as pessoas a entrarem gradativamente no mistério da fé, permitindo que compreendam aquilo que celebram e fortaleçam seu vínculo com a comunidade”, afirmou.

Dom Andherson recordou ainda sua própria experiência de fé, quando os símbolos da Semana Santa despertaram seu interesse pela vida cristã. Para ele, a arte, a arquitetura, a catequese e a liturgia precisam caminhar juntas para favorecer uma iniciação mais profunda dos discípulos missionários. Mesmo as comunidades mais simples podem, dentro de suas possibilidades, organizar seus espaços celebrativos de modo que revelem com maior clareza o mistério cristão e favoreçam a participação da assembleia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a mensagem “Examinai tudo e guardai o que for bom” (1Ts 5,21) por ocasião das

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a mensagem “Examinai tudo e guardai o que for bom” (1Ts 5,21) por ocasião das Eleições de 2026, convidando os brasileiros a exercerem o voto com responsabilidade, discernimento e compromisso com o bem comum. No documento, os bispos reforçam a importância da participação cidadã, da defesa da democracia, da justiça social e do respeito às instituições, alertando para os riscos da desinformação, da corrupção e da violência política. A mensagem também incentiva eleitores e eleitoras a analisarem a trajetória e os compromissos dos candidatos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e solidária.

Leia o documento na íntegra.