12º Mutirão de Comunicação

20 julho, 2021

Acontece no próximo final de semana o 12º Mutirão de Comunicação, o 1º a ser realizada em formato totalmente online. O modelo não afastou os participantes, pois estão inscritos 5.625 comunicadores de todo o Brasil.

A sala virtual será aberta às 17h do dia 23 e o encerramento no dia 24 às 18h com Celebração Eucarística que também será transmitida pelas TVs Católicas. O tema propõe que a comunicação caminhe em sintonia com o desejo e esforço de unidade da Igreja Católica, organizadora do evento, e responde a uma necessidade atual numa sociedade fragmentada: “Por uma comunicação integral”.

A sede da organização ficará na Puc em Belo Horizonte, embora as cerca de 60 pessoas envolvidas em trabalhos organizativos estejam espalhadas pelo Brasil.

Os inscritos receberão o link para participação pelo email cadastrado na inscrição.

Veja como estão as inscrições por Regional da CNBB e por Estado. Leste 2: 911 Espírito Santo: 73

Os Mutirões de Comunicação acontecem desde 1998 e, coincidentemente, o 1º mutirão foi realizado em Belo Horizonte, cidade onde estava previsto acontecer este 12º não fosse a restrição a aglomerações em vista da pandemia da Covid-19.

A Arquidiocese de Vitória acolheu o mutirão por duas vezes: o 4º em 2005 na cidade de Guarapari e o 9º em 2015 na cidade de Vitória.

Relembre os mutirões realizados no texto de Ir. Helena Corazza, fsp, jornalista e doutora em Ciências da Comunicação, publicado no site da CNBB:

O primeiro Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) foi realizado em 1998, em Belo Horizonte (MG), na Universidade Católica com o tema “Solidariedade – Ética – Cidadania”. Neste primeiro, houve também encontro dos professores de comunicação nos Seminários e Faculdades de Teologia, uma vez que o Setor de Comunicação reunia este segmento.

O Segundo Muticom foi realizado na cidade de São Paulo, no ano 2000, sediado pelo Colégio Santa Terezinha, Salesianos, e organizado com a UCBC, com o tema: “Relações Solidárias na Aldeia e no Global”. No decorrer do tempo, Dioceses e Regionais da CNBB passaram a realizar os Mutirões locais e Regionais para a animação local, preparando o Nacional.

O terceiro, em 2003, na cidade de Salvador (BA), assumido e organizado pela Arquidiocese, sob a coordenação do Pe. Manoel Filho, então coordenador da Pastoral da Comunicação (PASCOM), com a temática “Comunicação para outra ordem social”.

O quarto, em 2005, assumido pela Arquidiocese de Vitória (ES) e realizado na cidade de Guarapari (ES), com o tema “Comunicação e responsabilidade social”. Neste Mutirão, Ricardo Yañez, representante da Signis marcou presença e reuniu lideranças, sob a presidência de Dom Orani João Tempesta, tendo em vista a criação da Signis no Brasil.

O 5º. Mutirão Brasileiro de comunicação foi realizado em Belém (PA), em 2007, assumido pela Arquidiocese de Belém, tendo como Arcebispo Dom Orani João Tempesta, também presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, com o tema “Comunicação e Amazônia: Fé e Cultura de Paz”. Durante este Mutirão foi articulada a criação da Rede de Notícias da Amazônia (RNA).

De 12 a 17 de julho de 2009, em Porto Alegre (RS), o 6º. Muticom assumiu dimensão Lationo-americana e caribenha, reunindo representantes da comunicação dos diversos países. A Arquidiocese de Porto Alegre e comunicadores coordenaram o evento, realizado na PUCRS, abordando o tema “Processos de Comunicação e Cultura Solidária”.

O 7º. Mutirão Brasileiro de Comunicação aconteceu no Rio de Janeiro, em 2011, assumido pela Arquidiocese e PUCRIO, sob a presidência do Arcebispo Dom Orani João Tempesta, trabalhou o tema “Comunicação e Vida. Diversidade e Mobilidades”. Marcou presença Dom Cláudio Maria Celli, então presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, do Vaticano.  Nesta ocasião Dom Orani possibilitou a apresentação da Signis Brasil, criada em 2010, com a participação dos setores: impressos, rádio, televisões católicas; um stand também favoreceu a visibilidade.

O 8º. Muticom, em 2013, aconteceu no Nordeste, em Natal, assumido pela Arquidiocese em parceria com a Universidade Federal (UFRN), com  tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos” também com presença significativa da Signis Brasil e do secretário da Signis mundial, Ricardo Yañez.  O

9º. Muticom, em 2015, voltou para o Espírito Santo, em Vitória, assumido pela Arquidiocese com o tema “Ética nas comunicações”, também com a presença de Signis Brasil e o lançamento da Rede Católica de Rádio do Espírito Santo (RCRES).

O 10º. Muticom foi realizado em 2017, em Joinville (SC), assumido pela Diocese com o tema “Educar para a comunicação” e contou com a presença do presidente da Signis ALC (América Latina e Caribe), Carlos Ferraro.

O 11º. Muticom, em 2019, em Goiânia (GO), assumido pela Arquidiocese e realizado no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), com o tema “Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”.

O 11º. Mutirão Brasileiro de Comunicação acontece em Belo Horizonte (MG), na PUCMinas, nos dia 23 e 24 de Julho de 2021, 100% online, devido a pandemia, com o tema “Por uma comunicação integral. O humano nos novos ecossistemas”. Este Mutirão volta a reunir todas as lideranças eclesiais de comunicação, na cooperação, nos mesmos objetivos, somando esforços por uma comunicação integral onde o humano seja considerado acima do mercado e do lucro.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por