13 de maio

13 maio, 2021

O dia 13 de maio é celebrado em todo o mundo a Festa de Nossa Senhora de Fátima em memória à sua primeira aparição aos pastorinhos nas colinas da Cova da Iria, em Portugal, no ano de 1917. A Virgem Maria apareceu a três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia. A devoção a Nossa Senhora de Fátima é muito forte em todo o mundo.

Na Arquidiocese de Vitória, existe um Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro de Fátima, na Serra, como também uma paróquia Nossa Senhora de Fátima na região Serrana, em Domingos Martins.

Santuário Nossa Senhora de Fátima – Serra

Henrique Mendonça Martins Rato, migrou para o Brasil e trouxe consigo uma grande fé católica e uma arraigada devoção a Nossa Senhora de Fátima. Comprou a Fazenda “Pau Brasil” no Planalto de Carapina em 1950. No local havia sido reservado um espaço para a construção da Igreja.

O então Bispo de Vitória – ES, Dom José Joaquim Gonçalves, apoiou plenamente o projeto do Santuário e no dia 17 de abril de 1953 Dom José benzeu solenemente a pedra fundamental do Santuário.

Em 2003, D. Silvestre Luiz Scandian, Arcebispo de Vitória, reiniciou a Construção. Praticamente refundou o Santuário. Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória a partir de 2004, confirmou o apoio ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

“Nós, católicos, temos uma bonita devoção a Nossa Senhora, porque ela soube entender e vivenciar, que Deus é a razão e motivação de nossa vida. No sim de Maria a Deus, percebemos um coração sincero a acolher a vontade do Pai, e um testemunho de perseverança. Além disso, nutrimos um grande carinho pela Virgem porque nos ensinou que também precisamos ter um coração dócil e amável, ser fortes diante das dificuldades do dia a dia e pertencer inteiramente a Deus”, comenta padre Pedro Henrique, pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Esse ano, a Novena de Nossa Senhora do Rosário de Fátima iniciou-se no dia 04 de maio, em modo presencial, respeitando todas as regras de distanciamento, também, transmitida on-line em todas as redes sociais do Santuário. Hoje, 13 de maio, acontecerá Missas nos horários: 07:00 / 12:00 e 19:30. A Missa de 19:30 será transmitida nas redes sociais do Santuário. (facebook: santuarioparoquia; YouTube: Santuario Nossa Senhora do Rosario de Fátima)

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Aracê

Fundada em 30 de julho de 2006, a paróquia faz parte da área pastoral Serrana e contempla 19 comunidades no entorno do distrito de Aracê. Antes de se tornar paróquia, a Igreja Nossa Senhora de Fátima pertencia a Santa Isabel, em Domingos Martins. Devido a uma necessidade pastoral a paróquia Santa Isabel – que tinha quase 85 comunidades – foi desmembrada.

A paróquia Nossa Senhora de Fátima tem uma vista privilegiada do maior cartão postal do Espírito Santo, a Pedra Azul. Ao fundo do altar está uma grande janela que revela a todos que se encontram dentro do templo as belezas naturais da região.

A festa de Nossa Senhora de Fátima, iniciou com a novena no dia 07 de maio na missa às 19 horas. Durante todos os dias da novena acontece a missa sempre no mesmo horário, sendo transmitida pelas redes sociais da paróquia (facebook: paroquiansdefatimapedraazules, YouTube paroquianossasenhoradefatimapedraazul ).

A Missa Solene, acontecerá no dia 16.05.21 às 10 horas, respeitando todos os protocolos sanitários.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
domingo 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por