15 maneiras de obter a indulgência plenária em 2021

27 janeiro, 2021

O ano de 2021 foi dedicado a São José pelo Papa Francisco no dia 08 de dezembro de 2020. Nesse período os católicos terão a oportunidade de obter uma indulgência plenária especial de diversas formas.

 

O Catecismo da Igreja Católica n. 1471 afirma que  “indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel bem disposto obtém em certas condições determinadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos”.

 

As indulgências estão estreitamente ligadas a doutrina e a prática dos sacramentos da penitência. Através dela, a Igreja incita a obras de piedade, de penitência e de caridade. Nesse ano de 2021 em especial, os católicos poderão obter a indulgência.

 

Por ocasião do Ano de São José, os fiéis têm a possibilidade de obter a indulgência plenária realizando ao menos uma das seguintes obras:

 

1) Participar de um retiro espiritual de pelo menos um dia que inclua uma meditação sobre São José.

 

2) Pedir em oração a intercessão de São José para que os desempregados possam encontrar um emprego digno.

 

3) Rezar as Ladainhas de São José a favor dos cristãos perseguidos. Os católicos bizantinos têm a opção de rezar um Akathistos para São José.

 

4) Confiar o trabalho e as atividades diárias à proteção de São José Operário.

 

5) Seguir o exemplo de São José e realizar uma obra de misericórdia corporal como alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, hospedar o peregrino, visitar os presos e os enfermos e enterrar os mortos.

 

6) Realizar uma das obras espirituais de misericórdia, como confortar os tristes, dar bons conselhos a quem precisa, ensinar a quem não sabe, corrigir quem se engana, sofrer pacientemente os defeitos dos outros, perdoar quem nos ofende e rezar pelos vivos e pelos mortos.

 

7) Rezar o Terço com a sua família para que “todas as famílias cristãs se sintam encorajadas a recriar a mesma atmosfera de comunhão íntima, de amor e oração que se vivia na Sagrada Família”.

 

8) Os casais de namorados também podem receber uma indulgência rezando o Terço juntos.

 

9) Meditar por pelo menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, porque São José “nos convida a redescobrir nossa relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade à oração, a ouvir e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus”.

 

10) Fazer uma oração aprovada a São José no Domingo de São José, que é o domingo depois do Natal na tradição católica bizantina.

 

11) Celebrar a festa de São José em 19 de março, realizando um ato de piedade em honra a São José.

 

12) Fazer uma oração aprovada a São José no dia 19 de qualquer mês.

 

13) Honrar São José realizando um ato de piedade ou fazendo uma oração aprovada em qualquer quarta-feira, dia tradicionalmente dedicado a São José.

 

14) Rezar a São José na festa da Sagrada Família celebrada em 27 de dezembro.

 

15) Celebrar a festa de São José Operário no dia 1º de maio, realizando um ato de piedade ou oferecendo sua oração.

 

Condições habituais obrigatórias

 

Além de realizar uma das obras enriquecidas de indulgência, o fiel deve, cumprir as condições habituais para se obter qualquer indulgência plenária:

 

  1. Confessar-se, porque, para receber a indulgência plenária, é necessário estar em graça e desapegado de todo pecado;
  2. Receber a Sagrada Comunhão;
  3. Rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções de oração.

 

Oração de São José

 

” São José, meu predileto,

Vinde a minha casa que eu Vos espero.

Vinde e vede, o que falta vós sabeis.

Vinde e vede, o que falta vós trazeis.

E se há algo de errado em minha casa, vinde e levai embora.”

 

“A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que os uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder”.

 

 

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook