A Pároquia São José de Guarapari foi fundada em 02 de fevereiro de 2003 pelo Arcebispo Dom Silvestre Luís Scandián, em uma solenidade realizada na então Igreja Matriz. O primeiro pároco foi o Padre Sebastião Batista Viana que atuou até dezembro do ano de 2010.
Composta de 26 comunidades, algumas centenárias, distribuídas na área Urbana e Rural de Guarapari, a Paróquia São José vem mantendo suas tradições e cultivando a unidade entre as comunidades. Apesar de ser um ano pandêmico, o ano de 2021 é um ano de festa para a Paróquia São José.
No Ano dedicado a São José, a Paróquia teve a graça de Festejar no dia 01 de maio a festa Paroquial, de maneira simples, mas não menos importante e especial. Com uma linda missa dedicada a São José, os paroquianos puderam render graças também pelo jubileu de Prata do pároco Pe. Ermindo Rapozo de Assis.
Por ser um momento de restrições, a Santa missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da paróquia. Presencialmente, participaram representantes de cada comunidade e alguns padres amigos que concelebraram com o Pe. Ermindo. Ainda teve a participação dos Seminaristas, que foram as vozes que tornaram a liturgia ainda mais linda.
O Seminarista Juliano, em nome da Paróquia São José, fez uma linda homenagem ao Pe. Ermindo citando um trecho da música de Eugenio Jorge. Este é um trecho da homenagem:
“(…) Eu tão simples, tão pequeno
Um mineiro (carpinteiro) e nada mais
Mas meu Deus olhou pra mim
E me escolheu pra ser sacerdote (pai do Filho) seu
Eis-me aqui, faça-se em mim o Teu querer
Sou Teu servo (José)
Simples servo (José), e nada mais
Eu sou escravo de Tua promessa
Feito pra amar até o fim
Eu sou escravo de tua promessa
E sou feliz vivendo assim (…)”.
”Padre, esta é uma música cantada por Eugênio Jorge e o título é Simplesmente José. Fiz uma pequena adaptação para este momento, já que a homenagem é para o senhor. Ela é muito significativa porque relata a entrega de São José ao querer de Deus para sua vida. E assim é o senhor: um homem entregue aos planos de Deus. Bom, são 25 anos de caminhada e quase três desses 25 anos foram doados para nossa paróquia. Por isso padre, rendemos graças a Deus Pai por sua vida e vocação…”
E em meio a tanta emoção, a festa paroquial desse ano nunca mais será esquecida, pois ficará marcada na memória de cada paroquiano, que mesmo de forma virtual, pode acompanhar e manter a tradição dessa Paróquia. No domingo, dia 02 de maio, todas as comunidades participaram do gesto concreto – Domingo da Partilha – com doação de alimentos não Perecíveis que serão entregues às famílias carentes da região.